International Shares

I. WORLDWIDE AGREEMENTS

 

Internacionalização

 

II. INTERNATIONALIZATION PROGRAMS

Cátedra Araucária

A Cátedra Araucária foi criada em março de 2022 com o objetivo de estimular e integrar a investigação científica conjunta e internacional, tendo como tema principal a fronteira do conhecimento do Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS). Esta iniciativa internacional promove a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre diversos parceiros para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em áreas de interesse mútuo, além de executar programas, projetos, estudos e serviços técnicos de maneira integrada.

Com base na Agenda 2030 e no Acordo de Paris, adotados por países como Argentina, Austrália, Brasil, Chile, França, Moçambique e Paraguai, a Cátedra busca enfrentar desafios atuais e construir um futuro mais sustentável e equitativo para os territórios do Trópico de Capricórnio. Esta abordagem considera a referência geopolítica do Eixo de Capricórnio, compreendendo os países da América do Sul, África, Austrália e Polinésia, e aborda contextos desafiadores emergenciais, como mudanças climáticas, novas organizações sociotécnicas pós-pandemia, novos contextos geopolíticos e a transformação digital.

 

Escola Doutoral DTS

A Escola Doutoral da Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Territorial Sustentável do Eixo Capricórnio, lançada em julho de 2023, é uma iniciativa colaborativa entre a Cátedra Araucária e universidades localizadas ao longo do Trópico de Capricórnio. Seu objetivo principal é fortalecer o treinamento de estudantes de doutorado e aprimorar as capacidades dos programas de doutorado dessas instituições, promovendo um desenvolvimento territorial sustentável (DTS).

O conceito de DTS integra uma abordagem territorial com princípios de sustentabilidade, buscando soluções eficazes que atendam às necessidades locais em termos sociais, políticos, ambientais, econômicos e territoriais. Isso implica uma visão multidimensional do desenvolvimento, onde as particularidades de cada território são levadas em consideração para criar estratégias e políticas sustentáveis e eficazes.

Os eixos temáticos da Escola Doutoral são amplos, permitindo que os participantes tragam suas próprias pesquisas e visões. Eles incluem:

  1. Ambiental: Focado na sustentabilidade ambiental e na gestão dos recursos naturais.
  2. Econômico: Voltado para o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo.
  3. Social: Centrando-se na coesão social, inclusão e equidade.
  4. Governança e Legislação: Abordando políticas públicas, governança eficaz e legislação sustentável.
  5. Logística e Infraestrutura: Focado em melhorar a infraestrutura e a logística para apoiar o desenvolvimento sustentável.
  6. Desenvolvimento, Inovação e Integração: Promovendo a inovação e a integração de tecnologias e práticas sustentáveis.

As atividades da Escola Doutoral incluem ações presenciais, híbridas ou virtuais que qualificam e potencializam o desenvolvimento de competências investigativas de excelência e impacto internacional, como cursos, palestras e seminários avançados. Entre os objetivos específicos da Escola Doutoral estão a integração de pesquisadores em doutoramento na América do Sul, África, Oceania e Polinésia ao longo do Eixo do Trópico de Capricórnio, o aumento das capacidades de pesquisa dos estudos de doutorado nas instituições participantes e o alcance desses objetivos por meio de estudos conjuntos, projetos e atividades focadas no conceito de Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Em resumo, a Escola Doutoral da Cátedra Araucária é uma ação de cooperação internacional que visa fortalecer a formação de estudantes de doutorado, promovendo o desenvolvimento territorial sustentável através de uma abordagem integrada e multidisciplinar.

 

Instituições participantes

(Se a sua Instituição deseja integrar à Escola Doutoral, favor preencher o formulário.)

 

Argentina

  • Universidad Nacional de Chilecito - Undec
  • Universidad Gastón Dachary - UGD
  • Universidad Nacional de Salta - UNSA
  • Universidad Nacional de Misiones - UNAM
  • Universidad Nacional de Jujuy - UNJu

Brasil

  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro 
  • Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Universidade Estadual do Paraná - Unespar
  • Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Universidade Federal de Integração Latino Americana - Unila
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD

Chile

  • Universidad Católica del Norte - UCN

França

  • IMT Mines Alès 
  • Université de Technologie de Compiègne - UTC

Moçambique 

  • Universidade Licungo

Paraguai

  • Universidad Nacional del Este - UNE
  • Universidad Nacional de Canindeyú - Unican
  • Universidad Nacional de Itapúa - UNI
  • Universidad Nacional de Concepción - UNC
  • Universidad Nacional de Pilar - UNP

A MITACS, sigla para ‘Mathematics of Information Technology and Complex Systems’, é uma organização sediada no Canadá, comprometida em impulsionar a inovação e o desenvolvimento de pesquisas através de colaborações com universidades, governo e indústria. Desde sua fundação em 1999, a MITACS tem como missão facilitar o fluxo de descobertas científicas para soluções tangíveis que possam impactar positivamente tanto a sociedade quanto a economia.

Como entidade, a MITACS oferece uma ampla gama de programas, incluindo estágios de pesquisa para estudantes de graduação, mestrado e doutorado e pós-doutorado, além de oportunidades de colaboração internacional.

 

Mitacs e a Fundação Araucária

A parceria entre a nossa instituição, a Fundação Araucária, e a MITACS se consolida no interesse e necessidade de ampliarmos e fortalecermos nossas redes de colaboração, sempre engajadas em prol do desenvolvimento social,  científico e tecnológico.

O principal propósito desta colaboração é apoiar estudantes e pesquisadores do Brasil e do Canadá em estágios de pesquisa acadêmica e/ou industrial, supervisionados por professores de universidades associadas ao MITACS, abrangendo uma ampla gama de áreas acadêmicas, desde ciências, engenharia e matemática até humanidades e ciências sociais. Este programa foi estabelecido por meio de um Memorando de Entendimento entre a Fundação Araucária e o MITACS, com duração inicial de três anos, iniciando em 31 de março de 2020 e encerrando em 31 de dezembro de 2023. Foi renovado até 31 de dezembro de 2024, com possibilidade de nova renovação.

 

Os Programas com a Mitacs

Atualmente, a Fundação Araucária, em parceria com a Mitacs, oferece três programas que promovem a mobilidade acadêmica. Esses programas incluem estágios de pesquisa para graduandos e pós-graduandos (Globalink Research Internship & Globalink Research Awards), bem como oportunidades para mestrandos e doutorandos especificamente na área da indústria (Accelerate).

 

1. Globalink Research Internship

O Mitacs ‘Globalink Research Internship’ é uma competição voltada para estudantes internacionais de graduação, provenientes de países como Austrália, Brasil/Paraná, China, Colômbia, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, México, Taiwan, Tunísia, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos. Os candidatos mais destacados têm a oportunidade de participar de um estágio de pesquisa de 12 semanas, supervisionado por professores de instituições acadêmicas no Canadá, abrangendo uma ampla gama de disciplinas, desde ciências, engenharia e matemática até ciências humanas e sociais.

  

Globaling Research Internship

 

2. Globalink Research Award

O Mitacs ‘Globalink Research Award’ é um programa projetado para fomentar colaborações de pesquisa entre o Canadá e seus parceiros internacionais, como o Brasil. Este programa permite que estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado conduzam projetos de pesquisa de 12 a 24 semanas em um país diferente do seu, sob a supervisão conjunta de um professor do país de origem e do país anfitrião.

Globalink Research Award

 

3. Accelerate

O Mitacs ‘Accelerate International’ é um programa que promove colaborações bilaterais de pesquisa entre estagiários, universidades e parceiros industriais, tanto no Canadá quanto no exterior. Estudantes de universidades canadenses têm a oportunidade de realizar projetos de pesquisa nos países parceiros da Mitacs. Da mesma forma, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos residentes no Brasil que desejem participar do programa têm a chance de realizar projetos de pesquisa no Canadá.

Todos os candidatos com proposta aprovada devem apresentar as suas propostas diretamente à Fundação Araucária, via sistema Sparkx com pelo menos 16 semanas antes da data proposta para o início do projeto. Todas as propostas inscritas serão analisadas por peritos na matéria, sendo os resultados fornecidos aos candidatos no prazo de aproximadamente 10-12 semanas após a apresentação.

Neste programa, os candidatos selecionados terão a oportunidade de realizar estágios no Canadá, onde participarão ativamente de projetos de pesquisa avançada em instituições canadenses afiliadas por um período de 12 a 24 semanas. Além disso, os participantes dedicarão no mínimo 25% do tempo do projeto de pesquisa nas universidades e outros 25% nas instalações de parceiros industriais elegíveis no país parceiro.


Veja também:

Para uma compreensão mais detalhada sobre a parceria entre a Fundação Araucária e a Mitacs, bem como os programas abrangidos por essa colaboração, recomendamos acessar o Memorando de Entendimento firmado entre ambas as partes.


E para se inscrever?

Antes de se inscrever em qualquer um dos programas, é fundamental que você:

  1. Leia atentamente o Memorando de Entendimento e revise todos os critérios de elegibilidade;
  2. Obtenha uma carta de referência de um professor que atenda aos padrões exigidos pela Mitacs;
  3. Atualize seu currículo (CV);
  4. Obtenha seus certificados de habilitação acadêmica (em inglês ou francês);
  5. Certifique-se de possuir proficiência em inglês e/ou francês.

Perguntas e respostas frenquentes:

1. Quais documentos são de responsabilidade do bolsista? E quais documentos são de responsabilidade da IES?

  • Os bolsistas, em conjunto com seus coordenadores institucionais, são responsáveis pelo preenchimento do Roteiro Descritivo da Proposta, do Termo de Anuência da ICTPR e do Plano de Trabalho do Bolsista. Por outro lado, cabe à IES seguir os procedimentos relacionados aos demais documentos de maneira institucional, como a elaboração da Minuta de Convênio.

2. Quem é o Representante Institucional e quem é o Representante Legal da Instituição?

  • O representante legal é designado como o Reitor da instituição, enquanto o representante institucional engloba qualquer colaborador oficialmente vinculado à instituição, abrangendo, mas não se limitando a Coordenadores, Professores, Reitores e Pró-Reitores da IES.

3. Quem faz o repasse do recurso ao bolsista?

  • Os recursos da Fundação Araucária são repassados à Instituição por meio de convênio. Assim, a Instituição de Ensino Superior assume a responsabilidade pelo repasse da bolsa ao estudante.

4. Qual prazo para o bolsista receber de fato a bolsa?

  • A instituição deverá implantar as bolsas no prazo máximo de 30 dias após a divulgação do resultado final pela Fundação Araucária. A não observância do prazo estipulado acarretará o cancelamento da implementação de bolsas.

5. Como submeter minha proposta no Sparkx? Devo criar um novo projeto para submeter na plataforma Sparkx?

  • A submissão de propostas/projetos é exclusivamente realizada pelo Coordenador/Professor/Pesquisador responsável pelo bolsista ou por outro profissional autorizado pela Instituição. Somente esses indivíduos têm acesso à plataforma Sparkx. Caso o representante escolhido pelo bolsista não estiver cadastrado na plataforma, é possível criar um cadastro por meio do link: https://sparkx.fundacaoaraucaria.org.br/
  • Não é necessário criar um novo projeto/proposta para submissão no Sparkx. Deve-se submeter à plataforma a proposta já enviada e aprovada pela Instituição que receberá o aluno.

6. Posso acumular minha bolsa de estudos?

  • Os alunos de graduação têm a possibilidade de acumular bolsas de Iniciação Científica, conforme estipulado pelo Ato nº 40/2022 da Diretoria Executiva da Fundação Araucária, disponível em: (https://www.fappr.pr.gov.br/sites/fundacao-araucaria/arquivos_restritos/files/documento/2022-03/ato_defa_040-2022_-_permissaoacumulobolsasmitacs_0.pdf). Este ato autoriza o acúmulo de bolsas de qualquer natureza com aquelas concedidas aos alunos contemplados pelo Programa Internacional de Mobilidade para Pesquisa com um Parceiro da Indústria no Canadá e/ou Brasil, financiado pela Fundação Araucária-Mitacs.

7. Há anexos próprios para instituições públicas e anexos próprios para instituições privadas?

  • Todos os anexos mencionados no edital são obrigatórios. No entanto, para as Instituições de Ensino Superior privadas, é requerida uma declaração exclusiva (Declaração exclusiva para ICTPR privada). Portanto, essa declaração não é necessária para os estudantes aprovados em IES’s  públicas.

8. Em qual língua devo escrever minha proposta?

  • A proposta, bem como todos os trâmites relacionados, devem ser redigidos em língua portuguesa.

9. Qual procedimento devo adotar ao realizar a mobilidade: trancar o curso ou apenas alterar a condição da matrícula?

  • O procedimento pode variar entre as instituições de ensino, por isso é aconselhável que o aluno verifique diretamente com sua instituição para receber orientações específicas sobre o processo.

10. Os recursos serão depositados na instituição financeira do Brasil ou Canadá?

  • Os recursos serão depositados em uma instituição financeira do Brasil.

11. É necessário anexar comprovante de pagamento?

  • Para a Fundação Araucária, não é necessário anexar comprovante de pagamento. No entanto, para a Instituição de Ensino, tal anexo pode ser exigido. É aconselhável verificar os requisitos específicos da instituição para garantir conformidade com os procedimentos exigidos.

CP 15/2024​​​​​​

Programa de Permanência de Cientistas Ucranianos

Por meio da Chamada Pública 15/2024, a Fundação Araucária lançou o programa "Permanência de Cientistas Ucranianos", com o objetivo de apoiar cientistas da Ucrânia que foram acolhidos pelo Estado do Paraná na Chamada Pública 09/2022. O programa visa facilitar a continuidade e/ou novas propostas de pesquisa dos cientistas nas Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs) fomentando, assim, desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná.

 

CP 10/2022

Universidades Amig@s

Em 2022, expandindo suas iniciativas de apoio aos pesquisadores ucranianos, a Fundação Araucária lançou o programa 'Universidades Amigas'. Este programa visa oferecer suporte social para facilitar a integração dos pesquisadores ucranianos e suas famílias na vida cotidiana, promovendo sua inserção na comunidade acadêmica e social através de uma experiência acolhedora e integradora. Para isso, a Fundação Araucária se compromete a transformar pesquisas em ações extensionistas, envolvendo os participantes e os Programas de Pós-Graduação na elaboração de propostas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento social da comunidade paranaense, sempre em parceria com as universidades acolhedoras.

A chamada pública 10/2022, também de fluxo contínuo, permite às instituições que se inscrevam para recepcionar os pesquisadores ucranianos acolhidos pelos programas, devendo preencher o Formulário Eletrônico da Proposta via sistema Sparkx.

 

CP 09/2022

Cientistas Ucranianas

Em 2022, após alguns meses do início do conflito entre Rússia e Ucrânia, a Fundação Araucária lançou o programa 'Cientistas Ucranianas' com o objetivo de oferecer apoio financeiro às Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) para receber pesquisadoras ucranianas em programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná.

Para tanto, a chamada pública 09/2022, de fluxo contínuo, foi lançada com o objetivo de oportunizar aos pesquisadores ucranianos apoio financeiro e humanitário, além da garantia de estadia no Estado do Paraná por até 2 anos iniciais para desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa. Vale ressaltar que, além do próprio cientista, o programa concede passagens aéreas e bolsas também aos seus dependentes, em número máximo de três.

Os candidatos podem atuar em diversas áreas prioritárias do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT-PR), que incluem Agricultura & Agronegócio; Biotecnologia & Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; e Educação, Sociedade & Economia. Além disso, poderão contribuir com os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) fomentados pela Fundação Araucária.

Os interessados  devem se inscrever utilizando o Formulário de Inscrição disponível. Após aprovados pela IES de acolhimento, as propostas institucionais devem ser submetidas à Fundação Araucária pelos respectivos Coordenadores Institucionais por meio da plataforma Sparkx.

ucrania

 

O "Programa de Internacionalização - PINTER " objetiva implementar atividades de apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação por meio de parceiros internacionais, com foco em regiões estratégicas para o desenvolvimento de CT&I no Paraná.

>>> Em breve mais informações <<<

III. INTERNATIONAL MISSIONS

  Download the flyer >>