Paraná e União Europeia discutem possíveis parcerias na área de CT&I 02/02/2024 - 11:19

A embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Marian Schuergraf, participou de um encontro nesta quinta-feira (1) com representantes do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Paraná nas dependências da Fundação Araucária, em Curitiba. A visita teve o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre as instituições paranaenses e europeias e ampliar as parcerias.

Durante a reunião a embaixadora, que assumiu o cargo em 2023, conheceu o sistema de CT&I do Estado e principais projetos. “A reunião foi muito produtiva. Fiquei impressionada, principalmente, com o compromisso com a sustentabilidade e em áreas de interesse mútuo como de energias renováveis, inteligência artificial e novas tecnologias para pesquisa.  Já temos alguns acordos, mas podemos fortalecer e avançar em cooperações na área de ciência e tecnologia”, afirmou a embaixadora Marian Schuergraf.

Além de apresentar o dinâmico Sistema de CT&I do Paraná, o encontro também teve o objetivo de destacar o papel que a Fundação Araucária desempenha na promoção e fomento de pesquisas e inovações tecnológicas no estado, articulando esforço conjunto do governo, da academia, das empresas e da sociedade civil organizada.

O diretor de CT&I da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, enfatizou que a colaboração internacional é fundamental para o avanço da ciência e tecnologia. “Esta parceria com a União Europeia pode abrir novos caminhos para o desenvolvimento sustentável e inovador. Sabemos que a Fundação Araucária tem sido uma peça-chave, atuando como catalisadora de projetos de pesquisa e inovação, e queremos estabelecer mais parcerias estratégicas para o fortalecimento do ecossistema de CT&I”, reforçou Spinosa.

O secretário em exercício da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jamil Abdanur Júnior, destacou o interesse da instituição em cooperações que contribuam para a internacionalização das universidades paranaenses. “Queremos estabelecer laços mais próximos para realizarmos projetos em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Paraná. A Seti tem o maior interesse em projetos que nos façam avançar na internacionalização das nossas universidades e também aproximar as empresas e indústrias paranaenses deste mercado tão promissor”, disse o secretário.

O Paraná tem se destacado como um polo de inovação e pesquisa, contribuindo significativamente para o avanço científico e tecnológico do Brasil. Através de uma rede colaborativa que engloba universidades, centros de pesquisa, empresas e o governo, o estado tem desenvolvido soluções inovadoras para desafios locais e globais.

“O Paraná se destaca na área de CT&I e a Fundação Araucária tem um papel muito importante como indutor destas ações. Queremos com esta visita estreitar ainda mais as relações com a Fundação Araucária e com as demais Fundações de Amparo à Pesquisa, visando ampliar também o Programa Horizonte Europa que é uma das principais iniciativas da UE na área de pesquisa e inovação”, comentou o Oficial de CT&I da Embaixada da UE no Brasil, Dhallys Mota.

Maria Zaira Turchi e Evaldo Vilela, da coordenação do Programa Profissionais Top Managers da Fundação Araucária, reforçaram que o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação é um grande desafio global e que a ciência tem um papel fundamental nas relações diplomáticas para aprofundar projetos específicos nessas questões.

“A Fundação Araucária tem uma conexão internacional muito relevante, seja pelo seu trabalho, seja pela cooperação que os cientistas fazem, mas podemos avançar mais. Apresentar o ecossistema do Paraná para a embaixadora e fazer ela conhecer essa potencialidade, vai abrir, com certeza, possibilidades de aprofundarmos as relações em projetos mais maduros, em projetos novos de interesse mútuo”, destacou a coordenadora Maria Zaira.

“A Fundação Araucária é muito importante na formação de grupos ligados à União Europeia devido a excelência que o Paraná tem hoje em Ciência, Tecnologia e Inovação. E o valor dessa cooperação é muito grande porque podemos obter mais resultados em curto prazo”, afirmou o pesquisador Evaldo Vilela.

Presenças – Também participaram do encontro o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) Celso Kloss; o diretor de Administração e Finanças da Fundação Araucária Gerson Koch; o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti Marcos Pelegrina; o assessor da Seti Paulo Schmidt e Marília Souza, assessora técnica da Fundação Araucária.