Cientistas da Ucrânia

Ucrania

 

CP 15/2024​​​​​​ - Programa de Permanência de Cientistas Ucranianos

Por meio da Chamada Pública 15/2024, a Fundação Araucária lançou o programa "Permanência de Cientistas Ucranianos", com o objetivo de apoiar cientistas da Ucrânia que foram acolhidos pelo Estado do Paraná na Chamada Pública 09/2022. O programa visa facilitar a continuidade e/ou novas propostas de pesquisa dos cientistas nas Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs) fomentando, assim, desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná.

Para uma compreensão mais detalhada sobre o programa, recomendamos acessar o edital, pelo menu "Programas", acima.

 

CP 10/2022 - Universidades Amig@s: Ucrânia

Em 2022, expandindo suas iniciativas de apoio aos pesquisadores ucranianos, a Fundação Araucária lançou o programa 'Universidades Amigas'. Este programa visa oferecer suporte social para facilitar a integração dos pesquisadores ucranianos e suas famílias na vida cotidiana, promovendo sua inserção na comunidade acadêmica e social através de uma experiência acolhedora e integradora. Para isso, a Fundação Araucária se compromete a transformar pesquisas em ações extensionistas, envolvendo os participantes e os Programas de Pós-Graduação na elaboração de propostas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento social da comunidade paranaense, sempre em parceria com as universidades acolhedoras. A chamada pública 10/2022, também de fluxo contínuo, permite às instituições que se inscrevam para recepcionar os pesquisadores ucranianos acolhidos pelos programas, devendo preencher o Formulário Eletrônico da Proposta via sistema Sparkx.

Para uma compreensão mais detalhada sobre o programa, recomendamos acessar o edital, pelo menu "Programas", acima.

 

CP 09/2022 - Cientistas Ucranianas

Em 2022, após alguns meses do início do conflito entre Rússia e Ucrânia, a Fundação Araucária lançou o programa 'Cientistas Ucranianas' com o objetivo de oferecer apoio financeiro às Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) para receber pesquisadoras ucranianas em programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. Para tanto, a chamada pública 09/2022, de fluxo contínuo, foi lançada com o objetivo de oportunizar aos pesquisadores ucranianos apoio financeiro e humanitário, além da garantia de estadia no Estado do Paraná por até 2 anos iniciais para desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa. Vale ressaltar que, além do próprio cientista, o programa concede passagens aéreas e bolsas também aos seus dependentes, em número máximo de três. Os candidatos podem atuar em diversas áreas prioritárias do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT-PR), que incluem Agricultura & Agronegócio; Biotecnologia & Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; e Educação, Sociedade & Economia. Além disso, poderão contribuir com os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) fomentados pela Fundação Araucária. Os interessados  devem se inscrever utilizando o Formulário de Inscrição disponível. Após aprovados pela IES de acolhimento, as propostas institucionais devem ser submetidas à Fundação Araucária pelos respectivos Coordenadores Institucionais por meio da plataforma Sparkx.

Para uma compreensão mais detalhada sobre o programa, recomendamos acessar o edital, pelo menu "Programas", acima.


Veja aqui todas as notícias relacionadas 


ucrania