Fundação Araucária e DAAD lançam programa de fomento bilateral entre Alemanha e Paraná 18/03/2024 - 03:14

O fomento a projetos bilaterais de pesquisa entre equipes no Brasil e na Alemanha é uma das principais ferramentas do DAAD para aprofundar a cooperação acadêmica e científica a longo prazo. Pensando nisso, o DAAD desenvolveu mais um programa deste tipo no Brasil: desta vez o projeto é fruto da parceria com a Fundação Araucária. As duas instituições lançam em 2024 o Programa de Pesquisa Alemanha-Paraná (Propar), que financiará projetos de pesquisa em todas as áreas de conhecimento desenvolvidos em conjunto por pesquisadores na Alemanha e no Paraná.

Anualmente serão financiados dez projetos pelo período de dois anos, que poderá ser prorrogado por mais dois anos. O lançamento da primeira chamada está previsto para abril de 2024.

O Propar prevê a mobilidade de pesquisadores e estudantes de pós-graduação no âmbito do projeto, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e a aplicação conjunta de resultados. É especialmente esperado o envolvimento de pesquisadores em início de carreira.

Quem pode se candidatar

Após o alinhamento do projeto conjunto, a equipe alemã deve submeter a sua candidatura ao DAAD. Para tal o(a) coordenador(a) da equipe deve ter doutorado e vínculo empregatício com uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa na Alemanha. Já a equipe do Paraná deve se candidatar junto à Fundação Araucária, desde que o(a) coordenador(a) seja doutor(a) e possua vínculo empregatício com uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa no Paraná.

Os critérios gerais de avaliação dos projetos incluem:

  • a qualificação e experiência das equipes
  • o planejamento do projeto proposto (metodologia, estratégia, estrutura e documentação)
  • o nível de originalidade e inovação do projeto
  • a contribuição para o estímulo à carreira de pesquisadores iniciantes
  • a complementaridade e equilíbrio dos métodos de pesquisa e atividades propostas.

O Propar se junta ao tradicional programa Probral (Programa de Pesquisa Brasil-Alemanha), mantido pelo DAAD e pela Capes, que financiam a cooperação entre equipes do Brasil todo e da Alemanha desde 1994, e ao Propasp (Programa de Pesquisa Alemanha-São Paulo), que foca na pesquisa bilateral com o estado de São Paulo em uma parceria com a Fapesp.

 

Fonte: DAAD.