Últimos dias para submissão de projetos aos editais da Ageuni e Empreende Mais 27/01/2022 - 10:51

Terminam na segunda-feira (31) os prazos para submissão de projetos aos editais para a estruturação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) e do subprograma Paraná Empreende Mais. As ações no âmbito do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade somam R$ 3,4 milhões e são direcionadas às sete universidades estaduais, onde serão instaladas as unidades da Ageuni.

Os recursos são do Fundo Paraná, por meio de suplementação orçamentária da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) para a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Um dos editais se refere à composição dos espaços físicos da Ageuni. Serão alocados R$ 224 mil para cada universidade estadual, totalizando mais de R$ 1,5 milhão. Os recursos serão aplicados na adequação de espaços, aquisição de equipamentos e mobiliários, além de bolsas no valor mensal de R$ 2 mil, para o período de um ano.

O outro edital refere-se ao subprograma Paraná Empreende Mais, que consiste na oferta de cursos de capacitação gerencial e mercadológica para empreendedores individuais e micro, pequenos e médios empresários. Essa ação contempla seis propostas de R$ 260,4 mil e um projeto no valor de R$ 308,4 mil, somando montante superior a R$ 1,8 milhão.

CRONOGRAMAS – De acordo com os cronogramas dos editais, as propostas para ambas as chamadas públicas devem ser enviadas pelas universidades estaduais até 31 de janeiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 7 de fevereiro e previsão de contratação a partir de 10 de março.

QUALIFICAÇÃO – O Paraná Empreende Mais prevê a oferta de quatro cursos na modalidade remota, em cada uma das instituições estaduais de ensino superior, ao longo de um ano. O conteúdo programático está organizado em oito disciplinas, abrangendo quatro módulos: gestão estratégica e de pessoas, gestão de negócios e comercial, gestão financeira e inovação tecnológica.

Professores e estudantes das universidade estaduais do Paraná vão atuar como orientadores e mentores. Além disso, conforme previsto no edital, cada instituição terá dotação de R$ 30 mil para contratação de palestrantes de renome. A expectativa é capacitar 700 empreendedores por turma (100 alunos por turma/universidade), totalizando 2.800 alunos em 12 meses. A carga horária dos cursos será de 72 horas para cada turma (seis horas semanais).

AGEUNI – Idealizada pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Ageuni está alinhada com o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná – Lei Estadual de Inovação e Lei de Fundações de Apoio. O programa foi lançado em outubro de 2021 e visa aumentar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

A iniciativa contempla quatro eixos temáticos: parceria entre universidade e empresa; inovação e apoio para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas, associações e empreendimentos solidários; universidade empreendedora; e universidade e desenvolvimento regional sustentável.

Além da Fundação Araucária e das universidades estaduais, a Ageuni conta com o apoio das secretarias de Estado da Fazenda e do Planejamento e Projetos Estruturantes e da Fomento Paraná. Nas instituições de ensino superior, a gestão de recursos financeiros do programa é realizada pelas Fundações de Apoio.

O Governo está elaborando um decreto para instituir a Ageuni na política estadual de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica do Paraná, e estimular a sinergia entre os atores regionais dos diferentes ecossistemas de inovação.

Os editais estão disponíveis no site www.fapppr.pr.gov.br em Programas/Programas Abertos.