UniFil recebe diretoria da Fundação Araucária 05/04/2012 - 10:10

O presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Paulo Roberto Brofman, e a diretora científica, Janesca Alban Roman, reuniram-se com os pró-reitores da UniFil para apresentar os planos, programas e recursos disponibilizados pelo governo do Paraná em 2012 para as áreas de pesquisa, ciência, tecnologia e pós-graduação. A reunião serviu também para aproximação e troca de informações entre a UniFil e a Fundação, com a possibilidade de futuras parcerias em projetos acadêmicos, eventos, cursos e bolsas de estudos.

Segundo Brofman, a Fundo Paraná para ciência e tecnologia tem previsão de investir R$ 31,7 milhões neste ano, em recursos próprios, além de mais verbas captadas em convênios com a Capes, CNPq, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Copel, Sanepar e Fundação Boticário. Em 2011, os investimentos somaram cerca de R$ 40 milhões. "Nossos critérios para aprovação de projetos são a meritocracia e o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Queremos atrair e capacitar pesquisadores, fortalecendo o Paraná na investigação cientifica, na qualificação docente e na formação de mão de obra", afirmou.

Ele disse que a Fundação Araucária está aberta às parcerias com a UniFil, nos editais em que as universidades particulares se enquadram, e estimulou os pró-reitores a apresentarem projetos. "Estamos ouvindo o quê o meio acadêmico espera da Fundação, quais os anseios e as demandas em relação a recursos. Também trouxemos a mensagem de que a Fundação pertence à ciência e tecnologia do Paraná e precisa atuar em conjunto com quem produz", acrescentou o presidente.

Médico, pesquisador e professor titular da Escola de Medicina da PUCPR, Paulo Roberto Brofman, contou que se sentia orgulhoso e honrado de estar na UniFil, por ter sido aluno do Colégio Londrinense de 1960 a 63 e depois do Instituto Filadélfia, em 64 e 65, quando cursou 1º e 2º anos do científico (equivalente hoje ao ensino médio). "Minha família veio para Londrina em 1953 e é muito bom voltar aqui, especialmente onde estudei", destacou.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Damares Tomasin Biazin, afirmou que a reunião foi bem animadora. "Percebemos que temos possibilidades de obter recursos em diversos programas. Para a UniFil, esse contato direto com os dois dirigentes mostra uma disposição da Fundação de trabalhar com todas as instituições de ensino superior do Paraná. Isso é muito positivo", declarou. O coordenador de Pesquisa, Leandro Magalhães, complementou que pela primeira vez a UniFil estava recebendo diretores da Fundação para trocar informações sobre os projetos. "Com certeza, é um novo momento, uma nova relação com o governo do Estado."

Os pró-reitores de Ensino de Graduação, Lupércio Fuganti Luppi, e de Extensão e Assuntos Comunitários, Mario Antonio da Silva, agradeceram a visita dos diretores da Fundação Araucária e disseram que a UniFil vai intensificar a apresentação de projetos nos editais. "Já concorremos em praticamente todos os programas nos quais a UniFil se enquadra. A partir de agora, com essa abertura da direção da Fundação Araucária, certamente ficamos ainda mais estimulados a buscar novas parcerias", enfatizaram. O coordenador de Extensão, professor Fernando Pereira dos Santos, também participou da reunião.

Os diretores Paulo Brofman e Janesca Roman conheceram a estrutura da UniFil e viram uma exposição dos trabalhos realizados por docentes e estudantes com recursos da Fundação Araucária.

 

Fonte: Unifil
www.unifil.br/portal/institucional/noticias/2012/4/fundacao_araucaria_esta_aberta_a_parcerias_com_unifil.html