Transição energética, descarbonização da indústria e infraestruturas inteligentes serão tema de evento gratuito em Curitiba 01/09/2023 - 14:44

Para os empresários interessados em pensar e se preparar para o futuro da transição energética, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR) promove um evento gratuito sobre o assunto no próximo dia 14 de setembro, em Curitiba.

A primeira edição do CEO Conference vai contar com profissionais renomados para discutir também hidrogênio verde, descarbonização da indústria automotiva e inovação. As inscrições estão disponíveis na internet: https://bit.ly/3KqNQ0d.

Entre os palestrantes está Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, agência paranaense de fomento à ciência, tecnologia e inovação. “A transição energética vai acontecer, então esse seminário de alto nível é uma oportunidade para lideranças poderem participar das discussões trazendo as suas ideias e expondo aquilo que pensam. O público, que é de lideranças empresariais e governamentais, poderá ouvir dos representantes do setor produtivo e acadêmico sobre as tendências dessa área”, frisa Wahrhaftig.

Para ele, além de uma oportunidade, o encontro é um espaço importante para entender possíveis cenários futuros. “O empresário, as lideranças empresariais e públicas, elas se orientam por políticas e por tendências, seja do mercado nacional ou internacional. Isso vai poder ser discutido no evento".

As palestras também serão ministradas por Gastón Perez, Presidente e CEO da Robert Bosch América Latina; Helton José Alves, professor do curso de Engenharia de Energia da UFPR e diretor técnico-científico da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2); e William Pereira, vice-presidente da Operating Company Smart Infrastructure da Siemens Brasil.

O evento também contará com uma mesa redonda entre os palestrantes, oportunidade na qual se debaterá sobre o cenário brasileiro e de que maneira organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, serão propulsoras das transformações. Esta é a primeira edição do CEO Conference, que deve ser realizado anualmente pela Câmara.

Paraná como vetor da transição

De acordo com Ramiro, o Paraná é parte fundamental no processo de transição energética no Brasil. “Somos reconhecidamente um dos estados que mais investe em ciência e tecnologia no país. Proporcionalmente, investimos até um pouco mais que São Paulo, mesmo considerando a economia paulista, e temos um sistema de tecnologia e inovação muito bem distribuído, com sete universidades estaduais e cinco instituições federais, além dos institutos de tecnologia, como o Tecpar”, explica.

Para o estado, a rota do hidrogênio deve ser a da bioeconomia. Isto significa que a produção deve passar pelo uso de dejetos de porcos, que podem ser transformados em biogás. Por sua vez, o biogás permite a extração de metano, que contém quatro moléculas de hidrogênio.

“Isso nos possibilita uma produção sustentável. E é dessa forma que vamos investir muito nos próximos anos, na criação, pesquisa e desenvolvimento”.

Conheça os palestrantes

Gastón Perez, atual presidente e CEO da Robert Bosch América Latina, conta com MBA em Business. Ele foi CFO da Bosch Argentina e Controlling Manager da Bosch Espanha.

Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária. Mestre em Planejamento Energético, ele já foi secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo; da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, além de Diretor Superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu, da Itaipu Binacional.

Professor Helton José Alves Possui é graduado em Química, com doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, tem atuado como relator da Câmara de Capacitação de Recursos Humanos que faz parte do Plano Nacional do Hidrogênio (PNH2) e coordena o Laboratório de Materiais e Energias Renováveis (LABMATER).

William de Almeida Pereira, graduado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui MBA em Gestão de Empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Exerce suas atividades na Siemens desde 2001 e atualmente é Vice-presidente da Operating Company Smart Infrastructure da Siemens no Brasil.

Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Esta é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida pelo Conselheiro de Administração e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas F. H. Hoffrichter.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR)