Steam na Educação Básica é tema de Workshop 16/09/2020 - 11:13

A Fundação Araucária e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizaram, nesta segunda-feira (14), o Workshop "STEAM na Educação Básica do Paraná: Experiências da Universidade Estadual de Maringá (UEM).” Durante o evento foram apresentadas a experiência de 15 anos de ações de apoio à educação básica no Paraná com o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM e o projeto Manna Team desenvolvido em parceria com diversas instituições em nível nacional, voltado a atividades de robótica.


Steam é um movimento mundial de fortalecimento do ensino de ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática na educação básica. 


“Nós, nas universidades estaduais, temos expertise, competências e experiências para formar uma Rede em Educação 5.0 em potencial. Já temos uma experiência de trabalho com a educação básica. E todas as universidades têm programas de mestrado e doutorado em andamento aprovados pela CAPES”, enfatizou a pró-reitora de extensão da UEM Débora Sant’Ana.
Liderado pela professora do Departamento de Informática da UEM e presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, Linnyer B. R. Aylon, o Manna Team é, atualmente, a maior rede de ensino e pesquisa no campo de robótica, Internet das coisas (IoT) e pensamento computacional do Estado. Reúne pesquisadores de várias instituições de ensino superior (IES) localizadas no território paranaense e de outros estados.


“Queremos despertar nas crianças o sonho de ingressar na universidade. Causar um impacto que faça com que ela entenda que há um futuro para ela”, destacou a professora ao falar do objetivo de inclusão social do projeto. Afirmou ainda que “queremos que o grupo esteja cada vez mais presente nas escolas, promovendo robótica, internet das coisas, desenvolvimento do pensamento computacional e inclusão digital.”


O Workshop desta segunda-feira faz parte dos eventos realizados para incentivar as universidades a apresentarem projetos alinhados com os objetivos da destinação dos recursos oriundos da parceria entre a Fundação Araucária e parlamentares, que destinam emendas individuais para fomento da ciência no Estado. Já foram destinados R$ 2.050.000 em emendas parlamentares para projetos da Fundação Araucária.


“Temos iniciativas de incentivo à Educação 5.0 de alto nível em nosso Estado e precisamos divulgá-las para conseguir ampliar o apoio nesta área. Estamos trabalhando em várias frentes para termos um Paraná Inovador e estamos no caminho certo”, disse o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.