Simpósio internacional discutirá a gestão política e estratégica dos recursos hídricos 14/03/2024 - 14:45

Pesquisadores no Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Águas, iniciativa da Fundação Araucária, realizam de 18 a 21 de março o II Simpósio "Água que nos conecta: gestão política e estratégica dos recursos hídricos". Pesquisadores brasileiros e internacionais discutirão os rumos da gestão dos recursos hídricos e qual a melhor estratégia para alcançar a sustentabilidade em um cenário de mudanças climáticas.

O evento ocorre durante a Semana do Meio Ambiente com palestras que abordam temas como a gestão dos recursos hídricos, o uso de isótopos estáveis em águas subterrâneas como uma ferramenta de monitoramento. Também teremos uma palestra sobre a mudança climática e o futuro do planeta e também uma avaliação dos riscos das mudanças climáticas sobre a segurança hídrica.

“Busca-se demonstrar que a gestão da água é fator essencial frente aos desafios climáticos e que o Estado do Paraná tem atuado fortemente através das suas redes de pesquisas, como o NAPI Águas da Fundação Araucária, em parceria com outros institutos de pesquisas e universidades no entendimento dos fenômenos extremos buscando então aplicar ações concretas que visam, não apenas enfrentar estes eventos, mas também trazer medidas de sustentabilidade voltadas para setores estratégicos”, ressaltou a articuladora do NAPI Águas e professora da Universidade Federal do Paraná Yara Moreto. 

O evento que será online acontece pelo canal do YouTube da Aliança Tropical de Pesquisa da Água (TWRA), parceira no evento.

Clique Aqui para fazer sua inscrição.

Na sexta-feira (22) será realizado o V Workshop do NAPI Águas: Mudanças do clima e recursos hídricos. O evento será presencial na Fundação Araucária apenas para os pesquisadores que integram o NAPI.