SBPC divulga programação preliminar da 75ª Reunião Anual 20/04/2023 - 17:55

A programação incluirá conferências, mesas-redondas e sessões especiais, com o objetivo de fornecer aos participantes um amplo panorama do que há de melhor em CT&I no Brasil.  Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento será realizado de 23 a 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulga nesta quinta-feira (20/04) a programação preliminar da 75ª Reunião Anual. Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento será realizado de 23 a 29 de julho de 2023, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A programação incluirá conferências, mesas-redondas e sessões especiais, com o objetivo de fornecer aos participantes um amplo panorama do que há de melhor em CT&I no Brasil.

Entre os temas que serão abordados nas conferências, destacam-se "A Amazônia próxima de um ponto de não retorno: por que é necessária uma economia de floresta em pé?", "A independência do Brasil: constitucionalismo e direitos", "A mulher negra latino-americana e caribenha e a pesquisa: caminhos e escrevivências", "Alerta ou perigo dos microplásticos em solos: contaminantes ou poluentes?", "Amazônia, devastação, garimpo ilegal e contaminação dos rios e dos povos originários", "O impacto social da ciência e da democracia: como fazer um círculo virtuoso entre elas e a ética" e "Políticas de combate à fome e à miséria".

As mesas-redondas trarão ao evento discussões dos assuntos mais relevantes em nossa sociedade atual, como "A experiência do sistema nacional de cultura 10 anos após sua aprovação", "A saga do povo Yanomami: o genocídio planejado", "ChatGPT 4: o que é e o que muda na produção acadêmica?", "Ciência e o acesso democrático à água", "Cientistas trans: inclusão e desafios de diversidade na ciência brasileira", "Engajamento público para conservação e restauração da natureza" e "Para além da tela: educação audiovisual e cinema", entre outros.

Além disso, a programação incluirá 12 sessões especiais que destacarão, por exemplo, os 75 anos da SBPC e sua história de lutas; o centenário do físico paranaense César Lattes, além de uma homenagem aos 110 anos que a Universidade Federal do Paraná completa em 2023.

A SBPC espera que a 75ª Reunião Anual atraia participantes de todas as idades e áreas de interesses, incluindo cientistas, educadores, estudantes, políticos e membros do público em geral. O encontro oferecerá uma oportunidade única para o intercâmbio de ideias e para o avanço do conhecimento científico no Brasil e no mundo.

Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, ressalta que a programação da 75ª edição da Reunião Anual foi cuidadosamente planejada para trazer aos participantes temas importantes para o desenvolvimento do Brasil, defendidos pela entidade: a ciência, os direitos humanos, o meio ambiente, a inclusão social e a democracia.

“Nesta edição, nos preocupamos em contemplar assuntos contemporâneos, como a Inteligência Artificial e o avanço do ChatGPT 4 na produção acadêmica.  Em meio ambiente, teremos discussões sobre a descarbonização da economia e os impactos da devastação e garimpo ilegal na contaminação dos rios e povos originários, por exemplo. Vamos discutir assuntos relacionados à educação, como a avaliação da produção científica e o Novo Ensino Médio.  Além disso, teremos também um conjunto de sessões especiais preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia”, comenta.

A secretária-geral da SBPC conta que a programação científica foi elaborada  em conjunto pelas 170 sociedades científicas afiliadas à SBPC, pela universidade que hospedará esta edição, a UFPR, por membros do Conselho e diretores da entidade, sempre baseadas no lastro do tema do evento. “Após recebermos essas propostas, a Comissão de programação científica da 75ª RA as analisa e organiza a grade de atividades, sem deixar de fora assuntos caros ao País, como o orçamento para a ciência, tecnologia e inovação, políticas públicas para pesquisa, direitos humanos, entre outros”, diz.

Existe uma grande expectativa e entusiasmo com a realização desta edição da RA, segundo Linhares Sales. Primeiro, porque o evento celebra duas datas importantes: os 75 anos da SBPC e os 110 anos da UFPR. Segundo, será realizada no primeiro ano de um novo governo, em um panorama de reconstrução para diversas áreas, especialmente para ciência, tecnologia e inovação, o meio ambiente, os direitos humanos, além de restabelecimento dos valores democráticos, das instituições e do Estado laico. “Vamos trazer palestrantes e conferencistas que consigam apontar caminhos que a sociedade deve tomar para que a gente consiga superar rapidamente os danos sofridos nesses últimos anos. Por isso, a programação foi pensada, como é de costume, para trazer as grandes novidades em CT&I, educação, entre outros assuntos, para pensarmos o futuro”, afirma.

A Reunião Anual

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza desde 1949 sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é levada a um estado brasileiro, prioritariamente em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/