Prorrogadas até o dia 17 as manifestações para os NAPIs ao Programa Interconexões Paraná-Japão 06/11/2025 - 15:34

A Fundação Araucária prorrogou para até o dia 17 de novembro o prazo para manifestações ao Programa Interconexões em CT&I Paraná–Japão. A iniciativa é uma parceria entre a Instituição, a Embaixada do Brasil em Tóquio e a Associação de Pesquisadores Brasileiros no Japão (ABrJ). Serão investidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, R$ 3 milhões.

A Top manager que coordena o programa e diretora de Cooperação Internacional do CONFAP, Maria Zaira Turchi, reforça que o objetivo é ampliar a rede de internacionalização dos NAPIS e dos Programas de Pós-graduação em que seus integrantes fazem parte.

“Essa etapa de manifestação é muito simples, basta manifestar interesse. Não é necessário ainda ter alguma relação com pesquisadores brasileiros no Japão”, explica.

Para manifestar interesse é só preencher o anexo I (Etapa I) da Chamada Pública 18/2025, no sistema Sparkx informando apenas a sua Instituição, no nome do NAPI em que está vinculado e o nome do coordenador, o seu nome e email/celular.

“Em seguida apresente, em poucas linhas, uma síntese do projeto que vem desenvolvendo no NAPI, a qual será apresentada aos pesquisadores brasileiros sediados no Japão. Trata-se apenas do título do projeto em execução e um breve sumário para servir de informação aos pesquisadores brasileiros que estão lá no Japão”, comentou a coordenadora Maria Zaira.

Prazos: O programa conta com três etapas sento a primeira a de manifestação de interesse dos NAPIs em participar do Interconexões em CT&I Paraná-Japão que tem novo prazo até 17 de novembro para credenciamento. A etapa seguinte é a Manifestação de interesse de cooperação de brasileiros (doutores ou doutorandos) residentes no Japão sediados em universidades ou instituições de pesquisa no Japão em participar do Interconexões em CT&I Paraná-Japão com prazo a partir do dia 21 de novembro até três dias antes do prazo final de submissão do projeto. E a etapa de Submissão de propostas de colaboração Paraná-Japão que tem prazo até o dia 23 de janeiro. A divulgação do resultado final está prevista para a partir do dia 27 de fevereiro.

Confira aqui a Chamada Pública e aqui o documento de prorrogação.  

Interconexões em CT&I Paraná–Japão: O programa visa impulsionar a conexão entre pesquisadores brasileiros de excelência que estão em universidades, organizações e empresas do Japão, ou pesquisadores brasileiros doutorandos que estejam vinculados a universidades ou instituições equivalentes no Japão, contribuindo para a consolidação de redes e núcleos de pesquisa entre o Paraná e o Japão.

A Chamada Pública 18/2025 Programa Interconexões Paraná-Japão tem como escopo fomentar projetos estratégicos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do Paraná. Por meio da Chamada, serão financiados cinco projetos que promovam a colaboração entre instituições paranaenses e pesquisadores brasileiros no Japão, consolidando redes e núcleos de pesquisa de excelência.