Prorrogadas até 18 de maio as inscrições para a Chamada nexBio Amazônia 2026 04/05/2026 - 18:33
Seguem até o dia 18 de maio as inscrições para a terceira edição do Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Sustentável para a Bioeconomia, o nexBio Amazônia. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) com a Swissnex no Brasil, e a Leading House para a região da América Latina do Institute of Management in Latin America (Universidade de St. Gallen).
A iniciativa conecta o Brasil e a Suíça para fomentar a inovação colaborativa na bioeconomia amazônica, reunindo startups e pesquisadores interessados em desenvolver soluções alinhadas às realidades locais.
De 3 a 14 de agosto de 2026, os participantes selecionados participarão de uma experiência imersiva de duas semanas nas cidades amazônicas de Manaus e Macapá. O programa inclui interação direta com os ecossistemas locais, reuniões com potenciais parceiros, conexões com comunidades de pesquisa e inovação e insights práticos sobre a região.
Elegibilidade
Podem se candidatar representantes de startups e pesquisadores dos estados brasileiros das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da 3ª chamada nexBio Amazônia. São elas:
- Fundação Araucária (Paraná); ( )
- FAPEAM (Amazonas);
- FAPEAP (Amapá);
- FAPESP (São Paulo) - .
Candidaturas
As candidaturas estão abertas até o dia 18 de maio de 2026, e deverão ser submetidas exclusivamente em formato eletrônico, por meio dos formulários de candidatura online.
Acesse o formulário de candidatura para pesquisadores.
Acesse o formulário de candidatura para startups.
Confira a Chamada Pública.
Fonte: Confap



