Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Brasil 11/02/2026 - 13:44

A Fundação Araucária informa que irá submeter, até esta quinta-feira (12), sua proposta ao Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Brasil – Conhecimento Brasil (PROFIX-CB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme orientações da agência federal após a ampliação do prazo.

O PROFIX-CB tem como objetivo incentivar a fixação de doutores em áreas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação nos estados e no Distrito Federal, fortalecendo o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). A iniciativa prevê a seleção de propostas apresentadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), responsáveis pela implementação do programa em seus territórios por meio de chamadas públicas ou editais próprios.

A instituição esclarece, no entanto, que ainda não há cronograma definido para o lançamento de um edital estadual vinculado ao programa. Essa etapa depende da análise e aprovação, pelo CNPq, das propostas submetidas pelas FAPs e da definição das cotas de bolsas que poderão ser destinadas ao Paraná.

Somente após a formalização dessas cotas será possível elaborar e publicar o edital próprio da Fundação Araucária, com a definição de prazos, critérios e demais orientações institucionais.