Presidente da Fundação Araucária defende ciência como eixo das Rotas de Integração Sul-Americana 10/10/2025 - 13:18
No II Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana, realizado desde quarta-feira (8), em Foz do Iguaçu, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, destacou a importância de eventos como o simpósio para assegurar a presença da ciência e sua consolidação na América do Sul.
O presidente da Fundação Araucária participou, na quinta (9), da mesa “Por um Sistema de Ciência e Tecnologia aplicado às Rotas de Integração Sul-Americana”, mediada pela reitora da UNILA, Diana Araújo, ao lado de dirigentes de fundações de amparo à pesquisa, FAPERO e FAPEAP.
A agenda abre caminho para estruturar um sistema sul-americano de ciência e inovação, com cooperação contínua entre universidades, centros de pesquisa, governos e setor produtivo.
Sediado no Campus Integração da UNILA, o simpósio reuniu governos, universidades e instituições de pesquisa para discutir corredores bioceânicos e a conectividade Atlântico–Pacífico, com impacto direto na competitividade regional. Fizeram parte da programação temas como paradiplomacia, integração aduaneira, segurança e governança de fronteiras. Uma das mesas teve como tema os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação e as Rotas da Integração, com a participação de pesquisadores do NAPI Trinacional.