População do oeste do Paraná ganha Centro Comunitário de Derivados de Tomate 12/12/2011 - 16:20
O CCP "Sabores de Tomate" está instalado em uma antiga escola rural, reformada e adaptada pela Prefeitura e equipada com equipamentos doados pela Eletrobras e pelo Governo do Estado do Paraná, por meio do programa Universidade Sem Fronteiras.
Os investimentos permitiram a aquisição de forno industrial, geladeira, prateleiras inox, balança eletrônica, liquidificador e batedeira industrial, entre outros.
Atualmente, seis famílias atuam no CCP e fazem produtos com tomates que não são aceitos pelo comércio devido a pequenos defeitos ou inadequação aos padrões de comercialização - mesmo não havendo prejuízos ao valor nutritivo e à qualidade do produto. Os alimentos antes desperdiçados agora se transformam tomate em calda, massa de tomate, tomate seco, salgadinho com tomate, bala de tomate, trufa de tomate e vários tipos de geleias.
O município de Braganey conta com aproximadamente 6 mil habitantes e é um dos maiores produtores de tomate do Paraná, com produção de 30 mil caixas por ano. As perdas com os produtos que não estavam no padrão de comercialização eram de 400 a 1000 caixas por ano. O CCP oferece aos produtores rurais condições para evitar o desperdício e gerar uma renda extra.
A ideia de criação do CCP surgiu de um projeto do Universidade Sem Fronteiras, programa mantido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Envolvendo estudantes de graduação e profissionais recém-formados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Toledo, o projeto desenvolveu alternativas às perdas pós-colheita. Além de receitas à base de tomate, os produtores rurais receberam informações sobre boas práticas para manipulação de alimentos, sobre cultivo do solo, administração rural e do lar, entre outras. O projeto deu início à Associação dos Produtores de Tomate de Braganey – Astob, que hoje recebe o CCP.
Serviço:
Inauguração do Centro Comunitário de Produção de Braganey
Data: 14 de dezembro de 2011 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Comunidade São Joaquim – BR 474, km 6 – Braganey - PR