Pesquisador paranaense participa da Conferência do Oceano da ONU 2025, na França 11/06/2025 - 17:45
O pesquisador e professor do Instituto Federal do Paraná, Allan Paul Krelling, está representando o Paraná na Conferência do Oceano da ONU 2025, que acontece em Nice (França) até sexta-feira (13). Ele integra o grupo Paraná Hub, iniciativa do Governo do Estado por meio da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, que busca apoiar os municípios paranaenses na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O professor foi convidado a participar do painel “Transformação local para impacto global: economia azul sustentável e governança multissetorial para promover o ODS 14”.
Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, a conferência visa catalisar ações concretas para reverter a degradação ambiental e promover uma economia azul inclusiva.
“Eu falei um pouco sobre o Hub do Paraná, apresentando um pouco das experiências que a gente tem no Paraná. Que o objetivo do nosso Hub, que é estadual, é dar um apoio aos municípios para eles implementarem e também relatarem a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Também falei das ações que estamos alinhando com a Fundação Araucária, neste aspecto”, destacou o pesquisador.
A Conferência do Oceano da ONU 2025 tem entre os temas centrais a Conservação da Biodiversidade Marinha, Redução da Poluição Oceânica, Economia Azul Sustentável, Inovações Tecnológicas e Segurança Alimentar.
O pesquisador ressaltou, ainda em sua participação, os avanços alcançados no Paraná. “Temos grandes avanços, inclusive, nesse pensamento de olhar para essa questão oceânica ou costeira também sob o enfoque da quadrupla hélice. Estamos com boas possibilidades de fazer parcerias com o Hub do Havaí e de Shizuoka (Japão), com quem dividi o painel. Estamos caminhando, mas percebemos aqui que há uma tendência global de uma dificuldade em atingir esse ODS, porque há pouco investimento, pouca informação e ação”, afirmou o professor Allan Paul Krelling.
Com estudos, que contam com o apoio da Fundação Araucária, em gestão costeira, principalmente, nos temas: lixo no mar (marinho), gestão costeira integrada, desenvolvimento sustentável, inovação para o combate ao lixo no mar e impactos ambientais sobre ambientes costeiros, o professor tem buscado, nas reuniões com grandes nomes na área, parcerias futuras.
“Tenho uma agenda de reuniões sobre o monitoramento mundial de lixo no mar e quero buscar avançar nestas questões que vamos investigar aí no Paraná ao longo dos próximos anos. Fazer a mesma ponte com a pesquisa e com a inovação fazendo esse recorte do objetivo de desenvolvimento sustentável 14 e com a pesquisa que já desenvolvemos podendo contar com o apoio da Fundação Araucária”, explicou o pesquisador do IFPR.
Até 13 de junho, milhares de pessoas e líderes de todo mundo estão reunidos na Conferência do Oceano da ONU 2025 para discutir saúde oceânica, financiamento, proteção marinha e desenvolvimento sustentável.
Paraná Hub – É uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), que faz parte da coalizão Local2030, da ONU-Habitat. As ações são desenvolvidas no modelo da quádrupla hélice, envolvendo parcerias com outros setores públicos, privados, acadêmicos e terceiro setor. O Hub tem como objetivo apoiar todos os municípios do estado na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro da iniciativa da ONU Local 2030. Os municípios também recebem apoio para reportar a implementação dos ODS.