Pesquisa da UEM, apoiada pela FA, é premiada nacionalmente 31/05/2012 - 11:10

UEM - O professor Flavio Augusto Vicente Seixas teve seu trabalho premiado na 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, evento realizado em Foz do Iguaçu de 19 a 22 de maio. Seixas que é lotado no Departamento de Bioquímica Universidade Estadual de Maringá e atua no Câmpus Regional de Umuarama, apresentou o estudo intitulado: Homology modeling of Dihydropholate reductase from T. gondii bonded to antagonists, molecular docking and molecular dynamics simulations.

Ao todo foram apresentados 1.141 trabalhos no congresso e Seixas ganhou o prêmio SBBq Award de melhor trabalho (resumo) apresentado durante o evento na forma de pôster. Ele foi agraciado com um certificado, um livro e uma placa.

A pesquisa é financiado pela Fundação Araucária e busca determinar a estrutura tridimensional de enzimas que são alvos de drogas em parasitas, de forma a utilizá-las para a modelagem de substâncias capazes de inibir o metabolismo do parasita, sem interferir no metabolismo do hospedeiro. O processo se utiliza de ferramentas de bioinformática avançada como varredura virtual em bancos de dados de produtos químicos, “docking” molecular e simulações de dinâmica molecular como forma de identificar tais substâncias.

Seixas é professor do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UEM e desenvolveu o trabalho com dois alunos do Programa de Iniciação Científica. São eles Rogério Flores Júnior e Débora Pacheco Homem, ambos do curso de Engenharia Ambiental. Também participam do estudo, como colaboradores, os professores Ernani Basso e Gisele Gauze do Departamento de Química.

traço 

traço

traço

Professor Flavio Augusto Vicente Seixas,
da UEM