Parcerias potencializam projeto de inteligência artificial do Paraná 22/05/2023 - 14:02

A assessora de Relações Institucionais da Fundação Araucária, Cristiane Cordeiro, esteve na última sexta-feira (19) conhecendo as instalações e o trabalho desenvolvido pela empresa Huawei em seu Centro de Logística e Inteligência Artificial localizado em Sorocaba, São Paulo.

Ela integrou um grupo, que foi recebido pelo vice-presidente da América Latina e Caribe da Huawei Atilio Rulli, formado por autoridades políticas e representantes de instituições de ciência, tecnologia e inovação do Paraná, que teve o objetivo de fortalecer a área de inteligência artificial (IA) que está sendo construída na região norte do estado e que deve ser referência para todo o Paraná e para o País. “A Huawei é uma grande parceira, uma grande desenvolvedora de inteligência artificial. A partir desta visita conseguimos trazer alguns laboratórios para o Paraná, além da passagem do caminhão de tecnologia 5G no nosso evento da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia”, explicou a assessora da Fundação Araucária.

Fundada em 1987, a Huawei é uma fornecedora líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Segundo Cristiane Cordeiro, por meio da parceria será possível potencializar o projeto de inteligência artificial que está sendo construído no Paraná. “É fantástico ver de maneira tão prática a tecnologia a favor do homem. A performance muito mais efetiva e eficiente. Algo importante para pensarmos em estabelecermos algo parecido no Paraná”, ressaltou a assessora.

Também participou das discussões na empresa Huawei a deputada federal Luiza Canziani, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Federal.