Paraná discute estratégias inovadoras para o uso do H2 e PtX verdes 07/05/2021 - 14:38

O hidrogênio entrou no radar de empresas e governos em todo o mundo como uma alternativa potencial de um combustível renovável com capacidade de descarbonizar setores intensivos em emissões de carbono, como siderurgia e transporte. No Brasil, a produção do hidrogênio verde tem grande potencial  por conta de sua matriz energética majoritariamente limpa. Promete ser uma opção bem-vinda para boa parte da frota automotiva, especialmente ônibus e caminhões, que hoje depende do diesel.

Hidrogênio verde é um combustível com alto potencial de uso na geração de energia. No sentido da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, é um termo utilizado para se referir ao hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, em um processo no qual não haja a emissão de carbono.

Neste intuito, o Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária  e a Superintendência da Ciência , Tecnologia e Ensino Superior (SETI) reuniu, nos últimos dias, especialistas da área de todo Estado e que atuam em instituições como: Cibiogás, Sanepar,Copel, Unilivre, UFPR, UTFPR, PTI e  IDR-PR, para  participarem do Programa de Treinamento do International PtX  Hub ( Power to X, ou seja, combustíveis produzidos por Hidrogênio Verde), de Berlim.

“Essas parcerias auxiliam a implantação de uma política de internacionalização que promova a interação dos nossos pesquisadores no Paraná com pesquisadores de outros países.Com isso, podemos focar na preocupação da produção de ciência, tecnologia e pesquisa orientada pelas demandas de desenvolvimento tanto do Paraná como dos países parceiros”,  destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Esse treinamento visa criar uma massa crítica de pessoas em todo o mundo que tenham um alto nível de competência profissional no assunto de H2 e PtX verdes.

“Estamos muito felizes por termos realizado com sucesso o primeiro treinamento do International PtX Hub Berlin sobre hidrogênio verde e PtX no Paraná. O objetivo do treinamento PtX de hidrogênio verde é o de fornecer uma visão abrangente de toda a cadeia de valor e olhar para as oportunidades de H2 e PtX verdes em sistemas de energia futuros”, afirmou o consultor sênior para treinamentos e desenvolvimento de capacidades, Thomas Elmar Schuppe.

Após três dias de aprendizado e discussões de alta qualidade, o curso foi finalizado no quarto dia pelos participantes motivados com um workshop de transferência.

“A realização do programa piloto “Ptx Training”, nessa parceria que está sendo desenvolvida com a Alemanha, permitiu-nos conectar nossos técnicos e instituições com a formulação de novos cenários para os quais o momento de transição energética que vivemos irá nos levar para o futuro. Nossa expectativa é que possamos traduzir essa iniciativa em planos e ações compatíveis com as oportunidades que se apresentam, para que o Paraná possa ser um dos líderes nessa nova economia, na qual o hidrogênio será o grande vetor de transformação”, disse  o assessor técnico da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paulo Schmidt.

Neste último dia, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar  e aplicar especificamente seus conhecimentos recém adquiridos e fazer paralelos às necessidades do Paraná.

“Um elemento crucial do curso é olhar intensamente para a questão da sustentabilidade em todas as suas dimensões, que consideramos de fundamental importância para a futura produção e uso de Hidrogênio e PtX”, complementou o facilitador do curso e Professor de Sistemas, Tecnologias e Economia de Energia da Universidade de Ciências Aplicadas de Trier, Christoph Menke.

Com a conclusão deste curso, os participantes agora estão qualificados para avaliar efetivamente o potencial de produção, aplicação e exportação de H2 & PtX verdes, bem como a importância crucial dos critérios de sustentabilidade.

“A cooperação Brasil-Alemanha (GIZ) desenvolve cada vez mais projetos relacionados ao tema Hidrogênio e PTX, por isso esse  treinamento é de grande valor para nivelar o conhecimento relevante dentro da parceria. Nossa cooperação com o PTX Hub Berlin nos permite trazer conteúdos inovadores de última geração. As ricas discussões no treinamento com os colegas do Paraná nos mostraram que existe uma excelente base de conhecimento e que ideias interessantes para novos projetos concretos já foram levantadas ”, ressaltou a assessora técnica do projeto ProQR, Ruth Barbosa, que apoiou a organização do treinamento.

O Projeto ProQR – Promovendo Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos – foi pactuado no âmbito da Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e atua por meio da parceria entre o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

O International PTX Hub Berlin também é um projeto da GIZ, que promove a articulação e o conhecimento referente às inovações tecnológicas do conceito Power to X. Ambos os projetos contam com o apoio da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI, sigla em alemão) do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU, sigla em alemão).

Como empresa federal de utilidade pública, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH apoia o Governo Federal da Alemanha em seus objetivos na área de cooperação internacional. O Brasil e a Alemanha, juntos, enfrentam os desafios globais como a preservação da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas. No Brasil, a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável atua, principalmente, em duas áreas temáticas: proteção e uso sustentável das florestas tropicais, assim como energias renováveis e eficiência energética. 

 

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS