PEIEX vai assessorar empresas de Apucarana com potencial para exportação 02/05/2011 - 14:40

Em ato nesta sexta-feira (29/04), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, foi lançado o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). O acordo de cooperação para desenvolvimento da proposta na cidade foi assinado pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), através da sua vinculada, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. “O gestor público tem que se preocupar com várias vertentes de desenvolvimento. Em Apucarana este projeto vai certamente contribuir para o fortalecimento do setor produtivo, que é gerador de emprego e renda. Através de parcerias estamos oferecendo esta oportunidade de expansão, através do PEIEX. Hoje ninguém faz mais nada sozinho sem assessoria. Esperamos que nosso empresariado possa alcançar este projeto e que nossos produtos possam ser levados para todo o mundo”, disse o prefeito João Carlos.
Criado no início de 2009 pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) – eleita em 2010 a melhor agência de promoção comercial do mundo -, o PEIEX é um projeto de capacitação para empresas que incrementa a competitividade e promove a cultura exportadora, qualificando e ampliando os mercados das indústrias iniciantes em comércio exterior. “Já desenvolvemos o PEIEX em Apucarana no ano de 2006. Atendemos cerca de 200 empresas e foi um sucesso. Este é um projeto que não dá o peixe, mas ensina a pescar. Ou seja, não faz a empresa exportar, não a leva diretamente para o exterior, mas que a capacita, mostra os caminhos, para quando ela tomar a decisão, já esteja preparada”, disse Leonardo Deppe, coordenador Nacional do PEIEX. De acordo com ele, a meta da Apex-Brasil – que atua em 10 estados brasileiros - é chegar ao número de 9 mil empreendimentos atendidos até o final de 2011. “A única contrapartida do empresário será o tempo e o comprometimento. Não há custo financeiro”, informa.
O programa oferece soluções para problemas técnico-gerenciais e tecnológicos. O PEIEX funciona por meio de técnicos extensionistas lotados em 27 núcleos operacionais, localizados em várias cidades do Brasil, que atendem diversas empresas, oferecendo soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing, produto, manufatura e comércio exterior, o que ajuda a tornar a empresa mais forte e mais competitiva em um mercado cada vez mais acirrado. “Importante reforçar que o extensionista não é consultor . Ele vai dar dicas, apontar caminhos e capacitar o empresário para que quando precisar executar mudanças, ele mesmo e sua equipe possam atuar”, concluiu Deppe.
Tendo como público alvo empresas locais com potencial para atingir mercados externos, a iniciativa tem ainda o envolvimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e, localmennte, da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Agricultura.
Empresários de Apucarana interessados em serem assessorados pelo PEIEX podem obter mais informações pelo site http://www.fappr.org.br/peiex ou na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Agricultura pelo 3422-3000, com Marisa Zanini.
Presenças
Entre as autoridades presentes no ato de lançamento também estiveram presentes o vice-prefeito de Apucarana, Antônio Waldemar Garcia (PSDB), o secretário da Indústria, Comércio e Agricultura de Apucarana, Ivo Gilberto Martins, a assessora jurídica da Fundação Araucária, Lizete Deimling (que representou o presidente Paulo Roberto Brofman),o coordenador do Terra Roxa Desenvolvimento Norte do Paraná, Alexandre Farina e a quipe coordenadora do Projeto PEIEX para a região.
Foto: Edson Denobi
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Apucarana
Como a empresa se increve e se beneficia no PEIEX?
Preenchendo e encaminhando ao Núcleo Operacional a Ficha de Inscrição disponibilizada pelos parceiros do programa.
Qual a contrapartida da empresa?
O trabalho do técnico não gera ônus para a empresa. Mas o empresário deve disponibilizar parte do seu tempo – e motivar seus colaboradores – para entrevistas e verificações de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da firma. Também é fundamental sua participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos de produto.
Como funciona o PEIEX
O técnico extensionista visita a empresa e explica a metodologia de trabalho. Se houver interesse do empresário em se envolver no processo, o passo seguinte é um diagnóstico abrangente de todas as áreas funcionais. Um relatório final indicará os pontos fortes e aqueles com possibilidades de aprimoramentos. Os pontos fortes devem ser potencializados e os com menor desempenho, corrigidos.
O Monitor do Núcleo escolhe o técnico mais capacitado, em função do tipo de melhorias a serem estabelecidas, e capacita a empresa para que conduza o trabalho de implantação. O resultado é ganho de competitividade.
Comitê Consultivo
É um grupo formado pelos membros do Núcleo Operacional, representantes de associações de empresas, instituições de ofertas tecnológicas, sistema financeiro de público e privado e esferas governamentais, que se reúne no início, no meio e no final do Projeto com o propósito de definir prioridades de atendimento, divulgar resultados dos atendimentos e encaminhar demandas sistêmicas.
Saiba tudo sobre o programa solicitando a visita de um Técnico Extensionista