O prazo das inscrições para a Chamada da Teia de soluções encerra na próxima sexta-feira (02/06) 28/05/2023 - 19:35

O prazo das inscrições para a Chamada da Teia de soluções encerra na próxima sexta-feira (02/06). Este edital selecionará propostas inovadoras para fortalecer as cadeias da sociobiodiversidade no Cerrado de Goiás, Zona Costeira da Bahia e na Mata Atlântica (Paraná, sul de São Paulo, norte de Santa Catarina e 17 municípios do Rio de Janeiro). As iniciativas devem propor ideias de soluções práticas para o desafio lançado, de forma multidisciplinar e colaborativa, englobando a região escolhida. Ao final do processo, até R$ 4 milhões serão destinados para o desenvolvimento dos melhores projetos nessas regiões, sendo R$ 1 milhão no Paraná. 

“Nosso objetivo é fomentar a busca por soluções que fortaleçam as cadeias dos produtos e serviços da sociobiodiversidade brasileira e, ao mesmo tempo, tragam melhorias para a conservação da natureza a partir das características e potencialidades de cada bioma. Os interessados podem apresentar propostas para uma das regiões e, ao final do processo, as propostas mais consistentes e de maior impacto ambiental positivo devem receber apoio financeiro para serem colocadas em prática” explica a gerente de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Marion Silva. 

A  Chamada da Teia de soluções é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e a Fundação Araucária (FA), com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná.

Produtos da sociobiodiversidade são recursos e serviços oferecidos por comunidades locais a partir da natureza. São produtos nativos comercializados a partir de processos responsáveis e sustentáveis, sem  impacto negativo ao meio ambiente. Pelo contrário, contribuindo com a conservação da natureza. Nesse contexto, podemos incluir turismo de natureza, frutos, óleos, pesca artesanal, alimentos beneficiados, entre tantos outros.

Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro

Em toda a Mata Atlântica do Paraná, nos trechos de Santa Catarina e São Paulo da Grande Reserva Mata Atlântica e na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, que engloba 17 municípios do estado do Rio de Janeiro, o foco é contribuir para a ampliação do impacto socioambiental positivo na Mata Atlântica e ecossistemas associados, buscando eficiência nos processos e agregando o valor de mercado às cadeias da sociobiodiversidade.

“A Mata Atlântica, além de ser uma das áreas mais ricas em biodiversidade, também apresenta inúmeras oportunidades de produtos e serviços da sociobiodiversidade, com a possibilidade de gerar trabalho e renda para as comunidades tradicionais e fortalecer a manutenção da floresta em pé. No entanto, ainda existem muitos gargalos para o desenvolvimento das cadeias produtivas, por isso que ações como esta Chamada são de fundamental importância para a resolução desses gargalos e fortalecimento da iniciativa”, analisa o diretor de Ciência, Tecnologia e de Inovação, Luiz Márcio Spinosa. 

 

Serviço:
Chamada – Teia de soluções
Inscrições: até as 18 horas do dia 2 de junho de 2023
Mais informações e inscrições: https://chamada.teiadesolucoes.com.br/

 


Fonte:Tamer Comunicação e Assessoria de Comunicação da Fundação Araucária.