Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação de Curitiba é lançado oficialmente 06/03/2023 - 03:35

Com o objetivo de preparar as empresas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação de profissionais especialistas em comércio exterior, o Núcleo PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Curitiba foi lançado oficialmente no último dia 28, no Campus da Indústria.

O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que conta com parceiros em todo o Brasil. Empresas de Curitiba,Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral paranaense podem se inscrever no Programa, disponibilizado gratuitamente por meio de parceria com a Fundação Araucária.

“Essa parceria com a Apex é mais uma forma da Araucária aplicar o conceito da quádrupla hélice, ou seja, o de integrar o trabalho do Governo, da academia, do setor produtivo e da sociedade”, afirmou o diretor de  administração e de finanças da Fundação Araucária, Gerson Koch.

A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial e missões prospectivas e comerciais.

Promove ainda rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais.

“O foco principal da Apex é o de proporcionar ganhos de competitividade para empresas brasileiras, por meio da promoção de maturidade exportadora, disponibilização de ferramentas adequadas, qualificação, estrutura, segurança e planejamento”, explicou o coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, Ulisses Pimenta.

O evento de lançamento contou também com a participação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Aldo Bona; da gerente do Banco do Brasil – Rubia Ochner; do diretor de Desenvolvimento Econômico da INVEST – Rogério Chaves; do gerente dos Correios – Klaus Rotman; do representante do BRDE – Paulo Cesar Starke; do gestor de Indústria da Regional Leste do SEBRAE - Augusto Machado; da coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil - Rita Albuquerque; do gestor da Apex no Paraná – Gabriel Machado; do representante da Apex na Região Sul do Brasil - Gabriel Isaacson – e das empresas e instituições: Brasil Design; CONAMPE e FIEP CIN.

PEIEX EM NÚMEROS

A Fundação Araucária tem um longo histórico de convênio com a Apex.Esta é a quarta vez que a parceria é estabelecida e já são mais de 5.000 atendimentos realizados durante esse período, resultando em dezenas de cases de sucesso.

O novo ciclo do PEIEX no Estado ocorrerá entre 2022-2024 atuando na capacitação de 250 empresas de diversos setores da indústria, no raio de 100km da cidade de Curitiba.Até o momento já foram atendidas 115 empresas. O Núcleo de Curitiba conta com uma coordenação, um monitor,um apoio técnico e 10 técnicos-extensionistas.

“O principal objetivo do Programa é viabilizar no Paraná apoio às empresas, com o intuito de torná-las mais competitivas, ampliando investimentos e gerando mais oportunidades de emprego e renda”, ressaltou a coordenadora do Núcleo PEIEX - Curitiba, Luciana Andreguetto.

O evento de lançamento também contou com exposições de produtos, visitas técnicas e mesa redonda envolvendo empresas que já são atendidas pelo PEIEX.

EMPRESAS ATENDIDAS PELO PEIEX

Patricia Louise é gerente da área de comércio exterior da empresa BELFIX e falou um pouco sobre a expectativa que tem com relação ao PEIEX. “Com o apoio do Núcleo temos a certeza de que não estamos sozinhos no caminho de crescimento de nossas exportações. Nos sentimos prontos para expandir nossos mercados, buscando maior ocupação de fábrica, aumentando nosso lucro, aprimorando nossos processos de produção e distribuição para atender às demandas do mercado global”, destacou Patricia.

Manoel Ribeiro de Macedo, responsável pelo setor comercial e de exportação da empresa VALLITECH MÓVEIS HOSPITALARES, comentou o quanto a capacitação que vem fazendo com o PEIEX tem ajudado a empresa em sua evolução competitiva.  “Com a ajuda e ensinamentos do Programa, realizamos todo o processo de aprendizagem relacionado à exportação. É disponibilizado um material didático de fácil entendimento e que possui ótimo conteúdo. A capacitação que recebemos fizeram com que hoje já tivéssemos distribuidores locais e vendas nos mercados da América Latina, Europa e Ásia”, complementou Manoel.

QUEM PODE PARTICIPAR DO PROGRAMA?

  • Empresas de todos os setores e portes que tenham CNPJs ativos;
  • Empresas que tenham PRODUTO/SERVIÇO EXPORTÁVEL;
  • Empresas que desejem se qualificar para exportação; e tenham condições de aumentar sua produção (de bens/serviços) ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais;
  • Empresas que tenham possibilidade de adaptar seus produtos ou serviços, caso os clientes internacionais solicitem;
  • Empresas que tenham recursos financeiros para investir na exportação (ou concordem em exportar de forma indireta).

 

Quer fazer parte do Programa PEIEX? clique aqui

GALERIA DE IMAGENS