No Maranhão, Fundação Araucária e a Agência Espacial Brasileira fortalecem parceria nas ações de Inovação Aeroespacial 28/07/2025 - 08:55
Com o objetivo de identificar sinergias e estabelecer colaborações capazes de acelerar de forma efetiva o desenvolvimento de tecnologias espaciais no Brasil, a articuladora do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Space, Cristianne Cordeiro, representando a Fundação Araucária, participou de reuniões na Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB) no Maranhão, nos dias 22 e 23 der julho.
A pesquisadora conheceu os projetos que vêm sendo desenvolvidos pela AEB em parceria com a Universidade Federal do Maranhão nas áreas de ciências e tecnologia. Em Alcântara, acompanhou algumas das ações realizadas nas comunidades, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara e conheceu o Centro de Lançamento de Alcântara, considerado o maior centro de lançamento do mundo, em termos de localização estratégica.
“Estamos convictos de que esta experiência foi enriquecedora e inspiradora onde pudemos mostrar as avançadas operações e a robusta infraestrutura espacial que o Brasil mantém no Maranhão. Temos certeza, que culminará no fortalecimento dos laços profissionais entre nossas instituições”, ressaltou o diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Rogério Luiz Verissimo Cruz.
Aproximação também comemorada pelo presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. "As competências instaladas no Paraná, muitas das quais mobilizadas pelos NAPIs, permitem avançar em parcerias que vão muito além das necessidades do Estado, tornando possível contribuir para os grandes desafios nacionais. São pesquisadores paranaenses unindo-se a pesquisadores e instituições externos, altamente qualificados, para juntos promoverem a competitividade nacional", enfatizou o presidente.
Durante a programação, a representante da Fundação Araucária teve a oportunidade de vivenciar de perto as atividades desenvolvidas tanto pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) quanto pela própria AEB, no contexto do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
“A Agência Espacial Brasileira e a Araucária já têm parcerias importantes além do NAPI Space. A pedido do presidente da Fundação, Ramiro Wahrhaftig, estamos fortalecendo esta aproximação também com o Centro de Lançamento de Alcântara que é um dos melhores do mundo. Nossos pesquisadores do NAPI Space poderão atendê-los em qualquer necessidade que eles tenham para avançarmos, ainda mais, nesta área”, comentou a articuladora do NAPI Space, Cristianne Cordeiro.
Segundo a coordenadora da Unidade Regional do Maranhão, Daniela Ferreira, a visita institucional da Fundação Araucária foi de grande relevância. “Acreditamos que essa aproximação fortalece os laços entre as instituições e abre caminhos para futuras parcerias entre a Fundação Araucária, o governo do Paraná e o Programa Espacial Brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e social de Alcântara e do país”, disse.
A agenda incluiu uma visita, no dia 22 de julho, ao escritório da URMA, localizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, em São Luís. Neste espaço, a AEB mantém uma interação contínua e frutífera com diversas entidades e órgãos parceiros que contribuem para o desenvolvimento do Centro Espacial de Alcântara. No dia 23 de julho, Cristianne Cordeiro conheceu in loco as instalações do Centro de Lançamento de Alcântara, observando a complexidade e a precisão das operações.