NAPI Paraná Faz Ciência participa de encontro nacional de popularização da ciência 18/12/2023 - 13:19

Entre os dias 12 e 13 de dezembro  foi realizado o  Encontro Nacional de Popularização da Ciência, em Brasília (DF). O evento contou com a participação de representantes das Unidades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cientistas, divulgadores da ciência, professores, alunos, gestores, membros das equipes de comunicação dos institutos e unidades vinculadas, universidades e institutos federais de educação. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes entre elas as integrantes do NAPI Paraná Faz Ciência Débora Sant´Ana, Regiane Ribeiro e Camila Silveira.

A programação debateu o Pop Ciência – Programa Nacional de Popularização da Ciência - DECRETO No 11.754, DE 25 DE OUTUBRO DE 2023, que foi lançado no mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a finalidade de “desenvolver a cultura científica no país e estimular a utilização da ciência, tecnologia e inovação como ferramentas para inclusão e redução das desigualdades”.

“Foi muito importante conhecer de forma detalhada o planejamento desta área do MCTI, fortalecer as redes de contatos e contribuir com sugestões para os próximos editais. Também importante relatar o avanço desta área no estado do Paraná e reforçar a parceria já estabelecida entre a Fundação Araucária e o MCTI”, comenta a professora Débora Sant´Ana.

Foram realizadas ações em grupos de trabalhos, rodas de conversas, mesas e reuniões sobre: A importância da popularização da ciência e seus impactos no desenvolvimento social brasileiro e apresentação do Decreto 11.754/2023; Panorama nacional: as atividades de popularização da ciência nas 27 Unidades da Federação; Chamadas públicas de popularização da ciência 2022 e 2023: dados consolidados do CNPq; Rodas de conversa sobre as ações estruturantes do Pop Ciência (GTs); Rodas de conversa sobre Olimpíadas Científicas; Feiras e Mostras e Centros e Museus de Ciências (GTs); Participação social e articulações nos território; Painel Interministerial: a intersetorialidade das Políticas Públicas de Popularização da Ciência; Rodas de conversa sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; 5ª CNCTI: Diretrizes, estratégias e mobilização; 5ª CNCTI: Reunião preparatória para a construção da Conferência Livre de Popularização da Ciência (plenária) e apresentação dos Relatórios dos GTs e plenária final.

O MCTI promoverá diversos encontros e reuniões para debater a organização da 21ª. SNCT e a 5ª. CNCTI.