Manna Team abre inscrições para o Programa de Residência Manna Champion Chip voltado a professores de escolas públicas 17/12/2025 - 16:02
O Manna Team, uma das maiores redes de pesquisa, desenvolvimento, inovação e popularização da ciência do país e ação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Manna Academy, está com inscrições abertas até o dia 25 de janeiro para o Edital de Seleção de Professores de Escolas Públicas interessados em participar do Programa de Residência Manna Champion Chip. A iniciativa busca capacitar educadores para a realização de bootcamps imersivos, com experiências práticas e inovadoras, voltadas a estudantes da educação básica.
As escolas públicas dos professores selecionados passarão a integrar o Ambiente de Residência do Manna, tornando-se aptas a receber atividades do programa e o reconhecimento como Escolas Exponenciais. O tema central da residência é a fabricação de chips (circuitos integrados), tecnologia fundamental para o funcionamento de equipamentos presentes no cotidiano, como computadores, smartphones, veículos, eletrodomésticos, equipamentos hospitalares, satélites e sistemas de inteligência artificial.
“Ao longo do programa, professores residentes e estudantes participarão de uma trilha de aprendizagem sobre microeletrônica, explorando o papel estratégico dos chips no desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial, computação quântica e redes 5G, além de sua importância geopolítica e econômica. A proposta é ampliar o repertório científico nas escolas e estimular o interesse dos jovens por carreiras em ciência, tecnologia e inovação”, explica a articuladora do NAPI Manna Academy e professora da UEM, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.
O edital também reserva vagas para professores universitários e estudantes de graduação, que poderão atuar semanalmente em escolas públicas como residentes do programa. Esses participantes poderão receber apoio do Projeto Manna BR e integrar o ecossistema Manna, que há 25 anos desenvolve ações de pesquisa e extensão. “Laboratórios universitários vinculados ao programa poderão contar com apoio para custeio e bolsas, fortalecendo estratégias de extensão universitária e popularização da ciência”, destaca Linnyer.
O Programa Manna Champion Chip oferece 30 bolsas no valor de R$ 1.200,00, com duração de até 15 meses, além de kits gratuitos, mentorias online, materiais didáticos e certificação de 360 horas para os participantes que concluírem a residência. A iniciativa também promove encontros entre professores e estudantes de diferentes regiões, incentivando a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento.
A participação é gratuita e as vagas são limitadas. O programa terá início com um grande evento presencial no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, nos dias 13, 14 e 15 de março de 2026, com apoio para a participação dos residentes selecionados. Na etapa final, os participantes e seus estudantes realizarão visitas técnicas a centros de tecnologia no Brasil ou no exterior.
O Manna Champion Chip corresponde à Residência em Microeletrônica 03 – Champion CHIP, publicada no Diário Oficial da União (DOU nº 01245.013273/2025-71). O programa conta com recursos do PPI PNM Design, coordenado pela Softex, com execução do Núcleo Softex Campinas, sendo uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A ação tem apoio da Fundação Araucária, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do INCT NAMITEC, do CNPq e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
O edital completo e as inscrições estão disponíveis no site: manna.team/editais.



