Mais cinco regiões do Paraná mobilizadas para a criação de rotas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação 07/10/2022 - 10:25

Foi realizada, nesta quinta-feira (6), a abertura da segunda rodada da mobilização envolvendo a participação de representantes dos setores empresarial, acadêmico e governamental, além da sociedade civil organizada, para a construção coletiva de rotas estratégicas regionais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Paraná. O primeiro encontro, online, envolveu mais de 70 atores da Região Sudoeste. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), sendo conduzida metodologicamente pela Fundação Araucária e pelo Observatório Sistema Fiep. Ao longo deste mês, serão realizados também os Painéis Rotas Estratégicas CT&I 2040 – Ecossistema Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Norte Pioneiro (11/10), Noroeste (14/10), Centro-Sul (19/10) e Campos Gerais (20/10). Os eventos acontecem sempre das 8h30 às 12 horas e são transmitidos pelo canal da Fundação Araucária no Youtube.  

Além de apresentar o projeto, os eventos pretendem mobilizar os participantes em dinâmicas interativas, com o intuito de levantar dados e reflexões estratégicas sobre cada um dos Ecossistemas Regionais de CT&I. 

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Márcio Spinosa, por meio da iniciativa será possível potencializar a atuação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento do Paraná. “Procuramos, por meio do Rotas 2040, mobilizar todo o capital intelectual do nosso Sistema de CT&I em prol do desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Sentimos a necessidade de olhar para um cenário até 2040, com mais assertividade, o papel da CT&I para o crescimento do Estado, com rotas de fomento e atuação deste sistema para os próximos anos”, explica. 
Com o intuito de traçar caminhos para transformação estrutural do Estado do Paraná, as Rotas Estratégicas CT&I 2040 vêm sendo construídas por meio de dois pilares: inteligência coletiva, contando com a participação de diversos stakeholders paranaenses; e especialização inteligente, procurando gerar novas especialidades regionais por meio da descoberta de domínios de oportunidade. 

O superintendente Geral de Inovação (SGI), André Telles, destacou a importância do movimento realizado na Região Sudoeste que se destaca em todo o Paraná, em relação à CT&I. “Nosso Estado tem sido referência em Inovação no cenário nacional e isso faz com que todos os líderes das pastas de Governo também busquem melhorias em seus órgãos nesta área. Visando melhorar o que já existe e criar novas formas de levar qualidade de vida ao cidadão. Estas discussões como do Rotas são muito importantes para termos este mapeamento de que rumo nós vamos tomar em termos de iniciativas de Estado para a evolução em CT&I”, afirma. 

O assessor técnico da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Paulo Schmidt, ressaltou o papel fundamental das universidades estaduais para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Paraná. “As universidades estaduais, cada vez mais, se voltam ao desenvolvimento das diversas regiões do Estado tendo a inovação como principal motor deste processo. Respondem com a formação de pessoas, fundamental neste desafio de desenvolvimento. O Rotas é uma oportunidade de olharmos as demandas e iniciativas regionais, segundo uma ótica de apoio e fazendo com que estas demandas possam ser um motor do processo de inovação”, salienta. 

Como resultado do projeto, será entregue à sociedade paranaense, uma agenda convergente de ações transformadoras que buscam orientar os Ecossistemas Regionais de CT&I. 

“As Rotas Estratégicas de CT&I 2040, é uma iniciativa inovadora da Fundação Araucária, sem similar no Brasil. Sem dúvida, esse processo reflexivo de planejamento de CT&I será estruturante e ajudará a escrever uma nova história da indução do desenvolvimento socioeconômico no nosso estado”, disse a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep Marília de Souza. 

Ainda é possível se inscrever pelo link https://bit.ly/Parana2040. Participe!