Luiz Márcio Spinosa e Cristianne Cordeiro recebem Prêmio Embaixadores da Inovação 16/12/2025 - 09:33

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), homenageou 54 personalidades no Palácio Iguaçu nesta segunda-feira (15). O Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação, que já está em sua terceira edição, celebra as contribuições para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Paraná. Entre os homenageados, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Luiz Márcio Spinosa e a assessora de relações institucionais e de inovação da Fundação Araucária, Cristianne Cordeiro, foram reconhecidos como Embaixadores da Inovação.

O vice-governador, Darci Piana, destacou o papel da inovação no desenvolvimento do Paraná e a importância de reconhecer aqueles que contribuíram com esse avanço. “Essas homenagens são um reconhecimento às pessoas que ajudam a transformar o nosso Estado e a melhorar a vida da nossa gente. É um incentivo para que o povo do Paraná, juntamente com o nosso governo, inove ainda mais”, disse o vice-governador.

A premiação é dedicada ao reconhecimento coletivo de quem fortalece o ecossistema de inovação em todas as regiões do Paraná, ressaltou o secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani. “São pessoas indicadas pelos próprios ecossistemas, que fazem a inovação acontecer nos territórios, seja articulando ideias, seja investindo tempo, conhecimento e recursos. Homenageá-las é valorizar quem constrói, na prática, o futuro inovador do nosso Estado.”

Criada em 2023, a premiação chega a sua terceira edição, tendo como objetivo reconhecer personalidades que tenham contribuído com o setor da inovação, prestado serviços e realizado investimentos relevantes, além de colaborarem para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Paraná.

O Prêmio Mecenas da Inovação é entregue para pessoas, empresas ou instituições que investem, apoiam e incentivam financeiramente iniciativas de ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para o avanço do ecossistema inovador do Paraná.

Já o Prêmio Embaixadores da Inovação é entregue a indivíduos que inspiram, conectam e promovem a inovação em seus ambientes, atuando como referências e multiplicadores das boas práticas e da cultura inovadora do Paraná.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, enfatizou que o prêmio não é algo individual, mas fruto de um trabalho coletivo. “Temos a chance no Paraná de ter um ambiente que ajuda muito, iniciativas que às vezes são individuais, pessoais, mas que sem esse ambiente a gente não conseguiria nada. Então, tenho muito a agradecer aos colaboradores da Fundação Araucária, que têm permitido sempre olhar a ciência e a tecnologia como um grande potencial para a inovação e as nossas lideranças, tanto a diretoria da Fundação Araucária como as nossas secretarias”, ressaltou Spinosa.

“É mais do que uma honra pessoal — é o reconhecimento de um compromisso coletivo com o futuro. Como assessora de relações institucionais e inovação da Fundação Araucária e integrante ativa do Ecossistema de Inovação de Londrina, esse reconhecimento reforça o papel estratégico de iniciativas que articulam políticas públicas e impulsionam a ciência, a tecnologia e a inovação. Em um território que se consolida como referência nacional, o Paraná reafirma sua vocação para fomentar um ecossistema vibrante, colaborativo e transformador”, disse Cristianne Cordeiro.

As personalidades premiadas são escolhidas por meio da Comissão Avaliadora das Comendas, composta por membros das seguintes secretarias estaduais: Inovação e Inteligência Artificial; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Infraestrutura e Logística, e da Cultura; além do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O Prêmio Mecenas da Inovação foi entregue para 16 representantes de instituições e empreendedores que se destacaram e atuaram em diversas áreas. A escolha dos homenageados foi feita considerando critérios como relevância no cenário nacional no campo da ciência, tecnologia e inovação, relevância de inovação ou descoberta científica concreta, impacto social de sua atuação, com utilização de design, processo ou tecnologia inovadora.

Como mecenas foram homenageados: Aldo Nelson Bona, Alexandre Maranhão Curi, Augustinho Zucchi, Dirceu José Kucmanski, Fernando Massi, Francisco Zanicotti, Geri Natalino Dutra, Ivens Zschoerper Linhares, João Carlos Ortega, Leticia Ferreira da Silva, Lidia Maejima, Luciano Borges, Luiz Augusto da Silva, Mario Vieira Marcondes Neto, Roni Miranda Vieira e Vilso Dubena.

Já como Embaixadores da Inovação, foram 38 personalidade reconhecidas: Admilton Gonçalves de Oliveira Júnior, Alex Gonçalves, André Bellin Mariano, Bruno Sérgio Galati, Carlos Alberto Facco, Cristianne Cordeiro Nascimento, Eduardo Akira Azuma, Francisco de Assis Inocência, Gerson Nakazato, Gisele Cristine Raulik Murphy, Hamilton Bonatto, Heverson Feliciano, Ivo Mottin Demiate, Jackson Bisi, José Maurino Oliveira Martins, Lucio Kamiji, Luiz Fernando Casagrande Pereira, Luiz Marcio Spinosa, Maiquel Zimann, Marcelo Loureiro, Marcos Aurélio Pelegrina, Maria Aparecida Crissi Knuppel, Marlon Alves Cardoso, Nichollas Marshell Mendes Silva, Paulo Roberto Rocha, Priscila Andreoti Ferreira Lopes, Rafael Rueda Muhlmann, Ricardo Delgado, Roberto Queiroz Martins Alcantara, Rosiclei Caldato Dalagnol, Samuel Cabral, Silvio Barros, Tiago Correia da Cunha, Tônia Mansani de Mira, Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Vinicius França Alves, Vitor Roberto Tioqueta, Wanderlei João Faganello.