Livro aborda impactos da emergência climática nas florestas do Paraná e reforça papel da ciência na formulação de políticas públicas 29/04/2026 - 18:08
Um novo olhar sobre os efeitos das mudanças climáticas nas florestas paranaenses é apresentado no livro “Florestas em Alerta – Um olhar sobre os desafios da emergência climática no Paraná”, resultado de pesquisas desenvolvidas no âmbito do NAPI Emergência Climática, iniciativa apoiada pela Fundação Araucária. A obra é assinada pelo pesquisador Álvaro Boson de Castro Faria, vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos.
O livro reúne análises sobre os impactos do aquecimento global nos remanescentes da Mata Atlântica no Estado, com foco na chamada Saúde Florestal — área que investiga o equilíbrio dos ecossistemas e os efeitos de fatores ambientais sobre a vegetação. A publicação busca dialogar tanto com a comunidade científica quanto com estudantes e gestores públicos, contribuindo para o avanço de estratégias de conservação e restauração ambiental.
De acordo com o autor, a pesquisa identificou alterações significativas no clima de regiões como Palmas e Bituruna, especialmente no inverno, com aumento de temperatura e redução da umidade. “Essas mudanças já afetam espécies típicas, como a araucária e a erva-mate, que dependem de condições mais frias e úmidas. O estresse climático, segundo o pesquisador, torna as árvores mais vulneráveis a pragas e doenças, cenário que tende a se intensificar nos próximos anos”, destaca o professor Álvaro.
A obra também aponta transformações mais amplas na vegetação paranaense. “Entre as projeções, está a substituição gradual da Floresta com Araucária por formações florestais estacionais, além da possível redução de áreas de cerrado no estado. Outro alerta diz respeito ao aumento de eventos extremos, como incêndios florestais e maior incidência de raios, além de impactos indiretos, como o deslocamento de animais peçonhentos para áreas urbanas”, aponta o pesquisador.
O coordenador do NAPI Emergência Climática na UTFPR, professor Eloy Casagrande, explica que o livro representa um dos desdobramentos de uma ampla rede de pesquisa que reúne mais de 50 cientistas de universidades estaduais, federais e instituições parceiras do Paraná. Segundo ele, os estudos abrangem diferentes áreas, como biodiversidade, agricultura, recursos hídricos, economia e saúde, sempre com foco nos impactos e nas soluções para a crise climática.
“O objetivo é transformar o conhecimento científico em base para políticas públicas e também em informação acessível à sociedade. Precisamos transformar dados e evidências em informação acessível, promovendo o letramento climático e fortalecendo a capacidade das pessoas e dos gestores de tomar decisões mais conscientes e responsáveis”, destaca.
A iniciativa inclui ações de educação climática voltadas a populações mais vulneráveis, em parceria com instituições públicas, como a Defesa Civil.
“Já atingimos um aumento de 1,5 °C na temperatura média global, e os cenários indicam que, se nada for feito, podemos chegar a 2 °C muito em breve. Esse avanço representa riscos concretos para o meio ambiente, para as cidades, para a saúde da população e para a economia como um todo”, observa o professor Eloy.
Com linguagem técnica, mas acessível, Florestas em Alerta reforça a urgência de medidas de mitigação e adaptação diante do avanço das mudanças climáticas. Ao reunir evidências científicas e projeções sobre o futuro dos ecossistemas, a obra se posiciona como ferramenta estratégica para orientar decisões e ampliar o debate sobre sustentabilidade no Paraná.
Acesse o na íntegra.



