Inscrições para o primeiro curso de empreendedorismo espacial do País terminam segunda-feira 11/08/2023 - 10:05

Encerra na próxima segunda-feira (14) o prazo para inscrições ao primeiro curso de Desenvolvimento de Negócios com Produtos e Serviços Espaciais do País. O curso oferece 40 vagas e é uma parceria do Instituto Federal de Educação (IFPR) de Londrina com a Agência Espacial Brasileira.

O curso, que é gratuito, será realizado no Campus de Londrina do IFPR e tem a extensão de 200 horas em aulas. Podem se inscrever para concorrer às vagas maiores de idade e com ensino médio completo.

O coordenador do curso Rodolfo Barriviera explica que, durante a capacitação, os alunos receberão formação de empreendedorismo e tecnologia para terem conhecimento no desenvolvimento de startups, a fim de oferecer produtos e/ou serviços espaciais. “Esta iniciativa visa promover o desenvolvimento e criação de startups focadas em produtos e serviços espaciais que utilizem os dados gratuitos que estão disponíveis nos satélites. Qualquer serviço que hoje utilize localização através do celular ou monitoramento de rota, por exemplo, tudo utiliza satélite. Este estudante vai receber uma formação em tecnologia 5G, Inteligência Artificial, nuvem de computadores, desenvolvimento de software e vai aprender sobre negócios, direito espacial, enfim sobre todas as tecnologias que são necessárias para utilizar um satélite, além de aprender sobre o funcionamento de um satélite no espaço”, destacou o professor do IFPR.

O curso é a primeira ação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Space que está sendo construído pela Fundação Araucária e deve ser lançado em breve.

As aulas serão presenciais no campus de Londrina às segundas e quartas-feira. Acesse Aqui o edital completo.