InnovaCities reúne inovação e empreendedorismo 19/09/2025 - 02:59

A Fundação Araucária participou da InnovaCities entre os dias 15 e 17 por meio da exposição e apresentação das iniciativas e resultados dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação: Biodiversidade e Trinacional em estandes.A Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanas e Resilientes, InnovaCities, foi realizada no Centro de Convenções Maestra, em Foz do Iguaçu. O evento foi uma realização da ABIPIR, com promoção do IDESTUR e apoio institucional da Prefeitura de Foz do Iguaçu, entre outros. 

“O NAPI Trinacional teve a satisfação de participar desse evento de relevância dentro da inovação e da discussão de cidades inteligentes. Participamos e articulamos ações condizentes aos nossos eixos de trabalho. Desta forma, tivemos a oportunidade da troca e compartilhamento de informações, exposição dos resultados em estandes e estabelecimento de networking”, ressaltou o o articulador do NAPI Trinacional, Samuel Klauck.

Os objetivos do evento foram os de reunir "mentes brilhantes" de diversos ecossistemas para expor e debater inovações e desenvolvimentos científico-tecnológicos, buscando solucionar desafios globais, promover a troca de conhecimentos entre organizações participantes e contribuir para transformar Foz do Iguaçu em um polo de inovação.

"A participação da Araucária nesses eventos é fundamental, pois demonstra o grande potencial que temos no desenvolvimento de ações que geram riqueza e renda para o Estado. E também é uma oportunidade para a troca de conhecimentos e fortalecimento de networking", destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.                                                                          

Competições

As competições “BRICS de Inovação Tecnológica” e “InnovaCities de Inovação Regenerativa” – que fizeram parte da programação da InnovaCities – receberam mais de 70 projetos inscritos, com representantes do Brasil, Índia, China, Nova Zelândia, Paraguai e Argentina. No local, as pessoas também puderam contar com exposição de robótica, mostra de soluções urbanas, rodada de negócios internacionais, vitrine de startups, e o InnovZone – um espaço interativo que une tecnologia, criatividade e aprendizado. Nele, o público vivenciou batalhas de robôs, workshops e palestras sobre o universo maker, Educação 4.0, robótica, segurança digital, impressão 3D e ainda conheceu projetos inovadores desenvolvidos por estudantes, startups e empresas.

 

Fotos: NAPI Trinacional.

 

 

GALERIA DE IMAGENS