Ideathon Paraná terá novas datas; Apucarana sediará a largada da maratona 11/10/2023 - 14:06

Após as fortes chuvas que atingiram todo o Estado no último fim de semana, o Ideathon Paraná 2023, a maior maratona de inovação do Estado, terá alteração de datas. Visando a segurança dos alunos, alguns municípios alegaram a impossibilidade de participarem na data prevista inicialmente, entre os dias 16 e 18 de outubro.

Por isso, a maratona será estendida até o final de novembro para acomodar e promover o evento com segurança e isonomia para os participantes. Podem se inscrever gratuitamente alunos das escolas pública e privada, na categoria do 6º ao 8º ano do Fundamental II, e na categoria do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

Agora as maratonas irão ocorrer de forma escalonada, conforme disponibilidade de cada cidade. As datas serão divulgadas em breve no site oficial do Ideathon Paraná 2023, assim como nas redes sociais da Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI).

As inscrições também foram prorrogadas até o fim de novembro enquanto houver vagas para as cidades que não receberam o Ideathon. O limite de inscrições é de 200 vagas por cidade, sendo 100 para cada categoria.

A largada do Ideathon Paraná será em Apucarana, no Vale do Ivaí, nos dias 16, 17 e 18 de outubro. Os vencedores estaduais serão divulgados ao término da participação de todas as cidades.

O Ideathon Paraná 2023 é coordenado pela Secretaria da Inovação, em parceria com a Agência Araucária, Sebrae, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras.

CATEGORIAS – São duas categorias diferentes: a primeira é para alunos do 6º, 7º e 8º ano Ensino Fundamental II. Já a segunda categoria é para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Cada grupo deverá ter de 3 a 5 participantes. No total, serão 3 mil alunos participando, com a escolha de vencedores em cada município. Ao final da maratona serão escolhidos os grupos campeões estaduais, sendo um de cada categoria.

CIDADES INTELIGENTES – Por ser um Ideathon, os estudantes devem desenvolver e apresentar ideias originais nos dias da maratona, sem necessidade de programação da solução como acontece em um hackathon. O objetivo do ideathon é promover a imersão dos alunos em um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e o estímulo às habilidades de liderança, autonomia, criatividade e empreendedorismo. O tema será Cidades Inteligentes, que visa desenvolver soluções para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis.

Abertura e programação em Apucarana:

16 de outubro (13h às 18h): abertura, credenciamento, orientações da dinâmica e montagem das equipes

17 de outubro (13h às 18h): maratona de Ideathon nos locais determinados de cada município

18 de outubro (Início às 13h): apresentação dos projetos e divulgação dos vencedores

Local: Acea (Associação Cultura e Esportiva Apucarana) – Avenida Jaboti, 101 – Bairro Jardim Menegazzo