I Workshop de Astronomia e Astrofísica do Paraná acontece em agosto 09/05/2022 - 12:00

A Rede Paranaense de Pesquisa em Fenômenos Extremos do Universo, a qual se consolida como sendo um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI), realiza de 15 a 26 de agosto o I Workshop de Astronomia e Astrofísica do Paraná. O objetivo do evento, que será online, é reunir especialistas observacionais, experimentais e teóricos em astronomia e cosmologia, para discutir o estado da arte atual da área e futuros encaminhamentos a partir de novas descobertas de grandes experimentos. Todos os pesquisadores que compõem o NAPI Fenômenos estarão diretamente envolvidos.

O programa científico consiste em palestras e seções hands-on com ferramentas computacionais e mini-cursos das áreas. Os alunos de mestrado e doutorado poderão apresentar seus trabalhos de pesquisa. 
A participação no workshop poderá ser associada a submissão de trabalho para apresentação ou não. As apresentações ocorrerão entre os dias 22 e 26/08 com 8 minutos para a exposição de slides e 2 minutos para perguntas. As apresentações serão gravadas. Os resumos serão publicados em uma edição da UTFPR.

Os tópicos incluem:
·    Física de altas energias - raios cósmicos;  
·    Cosmologia numérica e observacional;
·    Astronomia multimensageira;
·    Astronomia celeste;
·    Instrumentação astronômica;
·    Objetos compactos;
·    Astronomia observacional.

Inscrições: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 14 de agosto aqui. O envio de resumos para apresentação deve ser feito até o dia 31 de julho. Mais informações clique aqui.


Lista de palestrantes: Dr. Alexandre Mello (UTFPR); Dr. Rafael Barreto (UTFPR); Dr. Luiz Stuani (USP); Dr. Rubens Machado (UTFPR); Dr. Marcelo Emilio (UEPG); Dr. Carlos Coimbra-Araújo (UFPR); Dr. Thiago Pereira (UEL); Dr. Sandro Vitenti (UEL); Dr. Jaziel Goulart Coelho (UFES); Dr. André Steklain (UTFPR); Dra. Clarissa Siqueira (IFSC/USP); Dr. Altair Gomes (UNESP); Dr. Geanderson de Carvalho (UNIVAP); Dr. Jean Carlo Santos (UTFPR); Dr. Rogério Menezes (UFF); Dra. Cynthia Vizcarra Ventura (UTFPR); Dr. Laerte Sodré (USP).

“O NAPI Fenômenos é a primeira iniciativa do Paraná de congregar os astrônomos, astrofísicos e cosmólogos, com o objetivo de fortalecer esta área no Estado. Esta iniciativa foi bem recebida pela Fundação Araucária e chegamos na estrutura atual do NAPI. Atualmente o NAPI Fenômenos está participando diretamente na construção do Observatório Cherenkov Telescope Array (https://www.cta-observatory.org/), maior Observatório de raios gama do mundo, além de estar diretamente ligado com as pesquisas de altas energias de radiação gama. Futuramente estaremos envolvidos em outras atividades de pesquisa e colaborações no Estado e internacionalmente”, destaca uma das organizadoras do NAPI professora da Universidade Federal do Paraná Rita de Cássia dos Anjos. 

O NAPI Fenômenos Extremos do Universo vem contribuindo com a produção de resultados científicos revolucionários em astrofísica e cosmologia. Ele é um dos 25 arranjos de pesquisa e inovação organizados pela Fundação Araucária.