Governo investe cerca de R$ 29 milhões em bolsas de iniciação científica e extensão 09/05/2023 - 11:00

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), lançou nesta segunda-feira (8) três chamadas públicas de iniciação científica e extensão universitária que disponibilizarão até 3.470 bolsas com um investimento de cerca de R$ 29 milhões.

“Temos o dever de apoiar as novas gerações de pesquisadores para que, futuramente, fortaleçam ainda mais o já robusto sistema de ciência, tecnologia e inovação que temos no Paraná. Os novos valores de bolsas demonstram também o reconhecimento do Governo do Estado com os estudantes das nossas instituições”, afirmou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Os Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC e PIBIT), de Apoio à Inclusão Social Pesquisa e Extensão Universitária (PIBIS) e de Extensão Universitária (PIBEX) financiarão bolsas no valor, já reajustado, de R$ 700 mensais pelo período de até 12 meses.

“São chamadas públicas extremamente importantes voltadas à formação inicial de pesquisadores e extensionistas, o que faz grande diferença para o Estado assegurando que o Paraná possa continuar ocupando local de destaque no cenário nacional em termos de produção do conhecimento e de inserção regional das nossas universidades”, ressaltou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Aldo Bona.

Para o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, a concessão das novas bolsas demonstra o compromisso com a formação de novos pesquisadores. “Este é um compromisso que orgulha o Estado do Paraná e as universidades estaduais porque mostra que estamos, enquanto Estado e enquanto Fundação de apoio à pesquisa, na dianteira do desenvolvimento socioeconômico e cultural do nosso País”, destacou.

O PIBIC-PIBIT ofertará até 1.870 bolsas de estudo, um investimento de até R$ 15.708.000,00. O PIBIS ofertará até 1.100 bolsas com um investimento total de até R$ 9.240.000,00 e o PIBEX até 500 bolsas totalizando um investimento de até R$ 4.200.000,00.

Programas – O Programa PIBIC e PIBIT visa incentivar a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, por meio da concessão de bolsas a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação das instituições de ensino superior do Paraná para o desenvolvimento de atividades vinculadas à pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.

Já o PIBIS busca incentivar ações de mobilização e sensibilização das instituições de ciência e tecnologia em políticas de inclusão social para a produção e difusão do conhecimento, facilitando o acesso e permanência de estudantes oriundos de escolas públicas nas instituições que adotam sistema de cotas sociais no vestibular.

São considerados oriundos de escolas públicas os alunos que tenham cursado, no mínimo, duas das últimas quatro séries do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio em escola pública municipal, estadual ou federal, sendo possível a exceção de um ano letivo (3º ano do ensino médio) cursado em escola particular, além de não possuírem nenhum curso superior concluído.

Tem como objetivo incentivar a formação de recursos humanos para a pesquisa e a extensão universitárias, direcionadas a temas de interesse social. Também favorecer o acesso e a integração dos estudantes ingressantes no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais à cultura acadêmica.

O Programa de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX) visa incentivar a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de extensão universitária por meio da concessão de bolsas a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação das instituições de ensino superior do Paraná para desenvolvimento de atividades vinculadas à extensão universitária.

As Chamadas Públicas podem ser acessadas no site da Fundação Araucária www.fappr.pr.gov.br em Programas/Programas Abertos.