Governo federal autoriza mais nove doutorados nas universidades estaduais 30/08/2023 - 17:37

O governo federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou mais nove cursos de doutorado nas universidades estaduais do Paraná. As novas ofertas são Ciências da Saúde; Estudos de Linguagem; Psicologia, Ciências Sociais e o curso de Bionergia, que será ofertado em rede em cinco universidades estaduais. A lista com os novos doutorados aprovados foi divulgada na terça-feira (29), após parecer emitido pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes.

Todos os doutorados aprovados são de programas que já ofertam mestrado na mesma área. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve a aprovação de dois novos cursos, em Estudos da Linguagem e Ciências da Saúde. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) terá o doutorado em Psicologia, e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) passa a ofertar também o curso na área de Ciências Sociais.

O curso de doutorado em Bioenergia é realizado em rede com associação de seis universidades - UEL, UEM, UEPG, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além das seis instituições de ensino superior, o Programa tem como parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, Marcos Ventura Faria, explica que a Bioenergia é uma áreas de destaque no cenário nacional. “O doutorado em Bioenergia é um curso bastante importante porque já existe a demanda uma vez que já ofertamos o mestrado há algum tempo. Esse curso trará um fortalecimento muito grande para a área, já que é um dos temas prioritários em nível estadual e nacional”, disse.

Ao todo, 36 instituições públicas e privadas ofertam 652 cursos de mestrado e doutorado no Paraná. A rede pública estadual de ensino superior totaliza 328 cursos com centenas de possibilidades para pesquisas acadêmicas. As sete universidades estaduais reúnem mais da metade dos cursos de pós-graduação Stricto sensu ofertados no Paraná.

OUTRAS IES - Na mesma lista aprovada pela Capes há outros dois cursos de mestrado aprovados no Paraná. O Instituto Federal do Paraná, Câmpus Palmas, ofertará o curso de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis; e a Universidade Tuiuti do Paraná recebeu a aprovação do curso de mestrado em Odontologia.

Fonte:Seti