Governo do Estado amplia credenciamento de ambientes de inovação 11/09/2023 - 16:59

O Governo do Estado está com inscrições abertas para o credenciamento de ambientes promotores de inovação no Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). Podem se inscrever pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, centros de inovação, laboratórios de prototipagem, parques tecnológicos em diferentes estágios de maturidade, agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica. O prazo para as inscrições (online) segue até 25 de setembro.

A iniciativa é da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Fazenda (Sefa). O objetivo é viabilizar, no futuro, o acesso desses ambientes que integram o ecossistema de inovação paranaense a recursos públicos e incentivos fiscais, com amparo na Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está em processo de elaboração. Antes dessa chamada pública, somente os parques tecnológicos eram credenciados no Separtec.

De acordo com a Lei Estadual de Inovação do Paraná, os ambientes promotores de inovação consistem em espaços públicos e privados que favorecem atividades de empreendedorismo e inovação e de pesquisa científica e tecnológica. Segundo o edital, as solicitações de credenciamento podem ser apresentadas por diferentes instituições, como órgãos da administração pública direta ou indireta, organizações privadas com e sem finalidade lucrativa e instituições científicas e tecnológicas de todas as regiões do Paraná.

O coordenador do Separtec, José Maurino de Oliveira Martins, destaca a importância do credenciamento para ampliar e fortalecer o ecossistema de inovação do Paraná. “Essa iniciativa governamental pretende constituir um ambiente de colaboração e fortalecimento desses espaços de inovação, a fim de estabelecer uma conexão entre os diversos atores do ecossistema e de impulsionar ainda mais o desenvolvimento tecnológico paranaense“, afirma.

Uma mesma instituição pode solicitar o credenciamento de mais de um ambiente de inovação ou parques tecnológicos em estágios de desenvolvimento diferentes, como em planejamento, em implantação e em operação. Os proponentes devem observar as listas de documentos para cada categoria de ambiente inovador, que estão previstas no edital.

Serviço:

Credenciamento de ambientes promotores de inovação

Edital – AQUI

Inscrição: até 25 de setembro - AQUI

Resultado preliminar: 29 de setembro

Prazo para recursos: 29 de setembro a 3 de outubro

Avaliação de recursos: até 4 de outubro

Homologação do resultado: entre 4 e 5 de outubro

Publicação do credenciamento: 6 de outubro.

 

Fonte: Seti