Fundação Gates convida FAPs do Brasil a participarem do Grand Challenges 29/03/2012 - 10:00

O Fórum Nacional Consecti-Confap, que aconteceu no início de março, em Curitiba, contou com a presença do representante da Fundação Bill e Melinda Gates, Dr. Steve Buchsbaum, que falou sobre o programa Grand Challenges Exploration, que visa investir em pesquisas que abrange áreas desde o estudo de tecnologias humanas até a utilização da nanotecnologia para aplicações sanitárias.

Buchsbaum ressaltou que o programa prioriza as ideias inovadoras e chamou a atenção para o processo de aprovação das propostas, ressaltando a priorização de programas na área da saúde.

As linhas de pesquisa incluídas nesta seleção são: “A erradicação da pólio”, “Nova geração de tecnologias de saneamento”, “Novas abordagens para curar a infecção pelo HIV”, “Soluções de baixo custo para uso do telefone celular para as condições de saúde global” e “Novas tecnologias para melhorar a saúde das mães e recém-nascidos”.

A Fundação Araucária, através do CONFAP, assinou acordo de parceria para proporcionar a participação de cientistas paranaenses no programa. A verba de US$ 100 mil é concedida duas vezes por ano. Os projetos aprovados têm ainda a oportunidade de receber um financiamento de até US$ 1 milhão.

A Fundação Bill e Melinda Gates já apoiou cerca de 602 pesquisadores em 45 países. As propostas serão recebidas até o dia 19 de maio no seguinte endereço: http://www.grandchallenges.org.

Gates

 

Fontes: http://www.confap.org.br/noticia.php?noticia=2342 e http://agencia.fapesp.br/13805
Foto: Joka Madruga para a Fundação Araucária.

 

traço

Steve Buchsbaum
Representante da Fundação Bill e Melinda Gates,
Dr. Steve Buchsbaum