Fundação Araucária mobiliza instituições para desenvolvimento territorial sustentável do Eixo Capricórnio 28/04/2022 - 18:51

O Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária, está mobilizando instituições de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), da sociedade civil organizada e da iniciativa privada para a criação da Cátedra Araucária para o Desenvolvimento Sustentável do Eixo Capricórnio (América do Sul, África, Austrália e Polinésia Francesa). 

Trata-se de um dispositivo colaborativo internacional que parte da inteligência coletiva para favorecer a co-produção e interoperabilidade no território. Para oficilizar a parceria entre as instituições acontece de 30 de maio a 2 de junho um evento, que será realizado parte online e parte presencial, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), para delinear futuras ações de ensino, pesquisa e extensão focando em oportunidades e superação de desafios. No dia 3 de junho, represetantes das instituições participarão da cerimônia para a assinatura do documento de criação da Cátedra, no Parque Nacional do Iguaçu. 

A iniciativa da Fundação Araucária e do Institute Mines Télécom d’Alés – IMT Mines Alès, na França, tem como principal objetivo estimular e integrar a pesquisa científica e o desenvolvimento técnico voltado ao desenvolvimento territorial sustentável – DTS, tendo como referência geopolítica o Eixo Capricórnio, em um contexto de desafios contemporâneos e urgentes como as mudanças climáticas, novas organizações sociotécnicas pós-pandêmicas e novos contextos geopolíticos, mas também de oportunidades como a transformação digital.

Diversas instituições estão sendo convidadas a identificarem projetos para integração nas áreas de desenvolvimento territorial sustentável, a fim de compor uma rede de pessoas que tenham interesses comuns em diferentes territórios nos continentes.

Clique aqui para fazer sua inscrição. 

A programação estará disponível em breve no site da Fundação Araucária www.fappr.pr.gov.br .