Fundação Araucária investe R$ 53,1 milhões no fortalecimento de INCTs sediados no Paraná 03/12/2025 - 16:00

A Fundação Araucária e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) lançaram a Chamada Pública destinada ao apoio e à consolidação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) sediados no Estado. A iniciativa disponibiliza R$ 53.167.659,55 para execução de projetos estratégicos que ampliem o impacto científico, tecnológico, econômico e social da pesquisa paranaense.

O edital busca fortalecer grupos de excelência reconhecidos nacionalmente, aprimorando a infraestrutura de pesquisa, a formação de recursos humanos e a capacidade de inovação dos INCTs instalados no Paraná.

“Os INCTs constituem hoje um dos principais pilares da produção científica e extremamente qualificada do sistema brasileiro. O que nós pretendemos no Paraná com essa chamada é trazer essa produção, essa contribuição enorme que é de escala nacional e internacional, para questões específicas do Paraná. Então, as propostas buscam materializar, no Paraná, questões que são nacionais e globais, aumentando a competitividade das empresas, do nosso sistema de ciência e tecnologia como um todo”, enfatizou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

A chamada contemplará dez institutos paranaenses selecionados na chamada CNPq/INCT nº 46/2024. Entre os projetos apoiados estão áreas estratégicas como biotecnologia, bioeconomia marinha, agricultura sustentável, saúde, nanotecnologia, materiais avançados e ecologia de água doce.

Linha de ação e prioridades - Os projetos devem estar alinhados à política estadual de CT&I (2024–2030) e contribuir para áreas consideradas prioritárias pelo Conselho Paranaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT-PR), como: Agricultura & Agronegócio, Biotecnologia & Saúde, Energias Inteligentes, Cidades Inteligentes e Educação, Sociedade & Economia Pós-Pandemia. Também é obrigatório o atendimento a Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como saúde, inovação, cidades sustentáveis e ação climática.

O prazo para a submissão de propostas é até 15 de dezembro e a divulgação do resultado ocorre a partir de 17 de dezembro. Acesse Aqui o edital completo.