Fundação Araucária apresenta soluções inovadoras para o agro no Show Rural 06/02/2026 - 11:45

A Fundação Araucária participa do Show Rural Coopavel com uma programação voltada à difusão da ciência, da inovação e de soluções tecnológicas aplicadas ao agronegócio e à sustentabilidade. Ao longo da semana, a Instituição apresenta, no estande da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), uma mostra dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) apoiados no Paraná.

Integram a exposição os NAPIs Alimentos Saudáveis, Águas, Biodiversidade Restore, Recursos Genéticos, Serviços Ecossistêmicos, Taxonline, Trinacional, Sudoeste, Erva-Mate, Inova Vitis e Paraná Faz Ciência, evidenciando a diversidade de pesquisas estratégicas desenvolvidas em parceria com universidades, centros de pesquisa e o setor produtivo.

O estande também reúne empresas que receberam apoio do Programa Centelha II, iniciativa da Fundação Araucária voltada ao estímulo à inovação nas empresas. Entre os destaques, no dia 12 de fevereiro, está a apresentação do projeto Inova Monitoramento Ambiental, que desenvolveu uma estação de baixo custo para monitoramento de odores, baseada em conceitos de Internet das Coisas e Cidades Inteligentes. O sistema permite detectar gases traçadores, transmitir dados em tempo real e estimar a localização de fontes emissoras, podendo ser utilizado de forma fixa ou móvel.

“O Show Rural é sempre uma oportunidade estratégica para o Paraná apresentar toda a sua potência ao Brasil e também à América do Sul. Nesse cenário, o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado ocupa um papel de destaque. São inúmeras soluções, pesquisas e tecnologias que impulsionam a produtividade do agronegócio, enfrentam desafios de competitividade e contribuem para a geração de emprego e renda. Para nós, o evento é uma grande vitrine de integração entre academia, setor produtivo e governo, permitindo que a sociedade conheça, de forma concreta, os resultados dos investimentos em ciência e inovação”, destaca o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária.

CigarrinhaWeb - Outro momento relevante da programação ocorre no dia 10 de fevereiro, às 15 horas, com o lançamento do site CigarrinhaWeb, realizado pela Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada – Complexo de Enfezamento do Milho, por meio do Sistema FAEP e da Fundação Araucária. A plataforma permitirá o acompanhamento semanal da presença e da população da cigarrinha-do-milho no Paraná, ampliando o acesso à informação para produtores rurais e técnicos.

A ferramenta reforça o manejo integrado de pragas e contribui para a sustentabilidade da cultura do milho, sendo resultado de uma parceria público-privada articulada no âmbito da Rede. O evento acontece no Estande do Sindicato Rural de Cascavel Show Rural Coopavel Rodovia BR‑277, km 577.

NAPIs - Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) da Fundação Araucária representam uma estratégia pioneira de articulação entre universidades, centros de pesquisa, setor produtivo e governo para enfrentar desafios estratégicos do Paraná. Organizados em redes colaborativas e multidisciplinares, os NAPIs integram competências científicas e tecnológicas para gerar conhecimento aplicado, desenvolver soluções inovadoras e ampliar o impacto social, econômico e ambiental da pesquisa paranaense, fortalecendo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em todas as regiões do Estado.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário