Fundação Araucária apresenta ações desenvolvidas em 2015 e planejamento para este ano 15/03/2016 - 16:40

As instituições integrantes da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Fundação Araucária, Tecpar e a Unidade Gestora do Fundo Paraná apresentaram, nesta terça-feira (15), no Palácio Iguaçu, as ações desenvolvidas em 2015 e planejamento deste ano. Estas ações foram explanadas para o Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia.

“Em 2015 não assumimos novos compromissos para que os já assumidos sejam cumpridos com sucesso. Apesar da crise, os esforços estão sendo redobrados e como vem acontecendo a sintonia da Ciência e Tecnologia com as diretrizes do Governo Estadual, consequentemente o fortalecimento e desenvolvimento destas áreas são notórios”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

Na reunião, também foi detalhada a alteração na divisão dos recursos destinados ao Fundo Paraná a partir da Lei Estadual 18.573/2015, que instituiu o Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná. Ficou estabelecido que para o fomento da pesquisa científica e tecnológica, o Fundo Paraná recebe 2% da Receita Tributária do Estado, anualmente, sendo assim transferidos: 0,5% na forma de recolhimento direto e automático à conta especial em nome do Fundo; e 1,5% na forma de ativos pertencentes ao Estado do Paraná, tais como ações, direitos de participação, bens patrimoniais ou caixa.

Foi aprovada a proposta de que do montante recebido, o Fundo Paraná destine 40% dos recursos a projetos estratégicos da Unidade Gestora do Fundo Paraná; 40% para a Fundação Araucária; e 20% para o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Aconteceu ainda, a inclusão da Residência Técnica entre as áreas consideradas prioritárias.

Logo depois dos dados apresentados pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – João Carlos Gomes, foi a vez da Fundação Araucária expor seu trabalho.

A Fundação Araucária (FA) lançou em 2015, 21 chamadas públicas, resultando em um recurso de R$ 77.982.240. Destes 21 editais, os resultados de 15 já foram publicados. Quatro chamadas públicas fazem parte da parceria entre a FA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referentes à Bolsa de Mestrado, de Doutorado, à Capacitação Docente – nível Doutorado e a de Estágio Pós-Doutoral no Exterior. As parcerias com empresas privadas também foram mantidas, como por exemplo, a Renault e o Boticário. Oferecendo destaque ainda para as parcerias internacionais, pois em todos editais lançados pelo Fundo Newton, a Fundação Araucária teve projetos aprovados. O diretor administrativo e financeiro, José Carlos Gher e diretor científico, Nilceu Jacob Deitos, ambos da Fundação Araucária, também estiveram presentes na reunião.

"Nos últimos dois anos houve a necessidade de reformulação financeira, para adequação dos tempos difíceis que o País está passando, mas isto não impediu que pudéssemos lançar chamadas públicas que trazem estímulo à verticalização do ensino superior e à formação de pesquisadores. O resultado dessa política está sendo muito positivo, mensurado pela melhoria na qualificação dos programas de pós-graduação do Estado. Aproveito também para agradecer o empenho pessoal do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, no apoio e envolvimento na busca dos recursos do Estado para o atingimento das metas propostas", afirmou o presidente da Fundação Araucária Paulo Brofman.

Os conselheiros presentes na reunião parabenizaram a todos pela competente gestão dos recursos, dentre eles o também reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Waldemiro Gremski destacou: “Parabenizo os gestores das instituições aqui presentes e reforço que é por meio do investimento na ciência e tecnologia que conseguimos fazer com que todas as áreas de nosso país evoluam”.