Fundação Araucária apoia evento sobre uso de madeira engenheirada em construções 27/02/2023 - 17:14

O Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, receberá, entre os dias 6 e 24 de março, a exposição Woodlife Sweden. A iniciativa apresenta 40 projetos que representam um paradigma iminente na indústria da construção civil, a partir da utilização de madeira engenheirada na estrutura e composição das edificações. A exposição será inaugurada com a realização de um workshop, em que o tema será abordado por especialistas e empresários suecos e brasileiros. O evento tem o apoio da Fundação Araucária. 

A Woodlife Sweden, exposição que já percorreu outros países, mostra projetos de várias escalas, e de toda a Suécia, que fazem uso da madeira engenheirada, um material que surge a partir de processos industriais para que a madeira ganhe resistência, durabilidade e qualidade. Por ser um material de mais fácil manipulação, é mais versátil do que o aço e o concreto. Além disso, as construções em madeira engenheirada também têm 1/5 do peso de uma construção similar em concreto.

Outro aspecto importante é que o uso de madeira engenheirada tem um forte apelo de sustentabilidade, já que é uma matéria-prima renovável e de produção baseada em florestas plantadas e certificadas. A madeira captura gás carbônico, ao contrário de outros materiais utilizados atualmente na construção civil, que são emissores. Seu uso também reduz a quantidade de resíduos gerada nos canteiros de obras.

Os projetos selecionados para a exposição mostram, justamente, como a arquitetura, o design e o urbanismo podem ajudar a reduzir o impacto climático de edifícios e produtos, e impactar o desenvolvimento futuro de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nos projetos, a madeira encontra o seu lugar em habitações, edifícios comerciais e espaços públicos: um material universalmente relevante, que ajuda a desenvolver uma economia circular verde.

Realização e apoio institucional


A Woodlife Sweden foi concebida em 2020 pelo Swedish Institute e pelo Architects Sweden, em colaboração com a Swedish Wood, o Swedish Wood Award e a Federação Sueca das Indústrias Florestais. Na edição de Curitiba, a exposição é promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Embaixada da Suécia em Brasília e Swedish Institute.

O evento conta, ainda, com apoio da Fundação Araucária, Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Paraná (IAB-PR), Embrapa Florestas, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), Paraná Metrologia e Senai, por meio do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas e do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.

Workshop
A exposição será aberta com um workshop, no dia 6 de março, a partir das 14 horas. Para participar, é preciso se inscrever neste link. Confira a programação completa:

14h00-14h30: Abertura

14h30-15h30: Experiência sueca de construção sustentável em madeira

Robert Schmitz – Architect and Partner da White Arkitekter

15h30-16h00: Financiabilidade da construção sustentável em madeira no Brasil

Joaquim Levy – Ex-Ministro da Fazenda do Brasil
Marcelo Thomé da Silva de Almeida – Presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero)


16h00-16h30: Intervalo

16h30-18h00: Painel Técnico

Produção e condução florestal: Erich Schaitza – Chefe-geral da Embrapa Florestas
Processos de industrialização: Patrick Reydams – COO da Urbem
Avanços na norma Woodframe no Brasil: Guilherme Stamato – Diretor executivo da Stamade
Debate com Painelistas: moderação de Euclesio Finatti – Assessor parlamentar e Empresarial da Presidencia do CREA-PR
18h00-18h15: Missão empresarial para Alemanha, Áustria e Suécia
18h15-18h30: Encerramento
19h00-19h30: Abertura oficial da exposição

Fonte: Fiep