FA lamenta a perda do amigo Vinícius Nagem 19/06/2021 - 17:24

A Fundação Araucária (FA) lamenta profundamente o falecimento do chefe de Gabinete e assessor de Relações Institucionais e de Inovação Vinícius Nagem. Vítima de Covid, Vinícius estava internado desde o último dia 12 no Hospital Vita, em Curitiba, e faleceu na manhã deste sábado (19) aos 59 anos.

 “A família Araucária está de luto. Tive a oportunidade e a felicidade de conviver com o Vinícius nos últimos dois anos e meio. Aprendi a respeitar, e muito, o seu jeito de ser e conhecer a sua bondade. Dedicava-se, incondicionalmente, à Fundação Araucária e aos seus colaboradores. Vai fazer uma enorme falta”, disse o presidente da FA Ramiro Wahrhaftig.

Funcionário de carreira desde 2013, Vinícius ingressou na FA com a função de assessor jurídico e desde 2019 desenvolvia um importante trabalho de apoio à captação de novos recursos para reforçar o orçamento destinado ao fomento à pesquisa. Teve uma importante atuação junto a parlamentares que destinaram emendas para projetos inovadores. 

“Entre tantas virtudes, Vinícius era um grande poeta. Eu gostaria de ter a mesma facilidade que ele tinha para escrever coisas bonitas na hora certa. Mesmo não tendo, desejo que Deus conforte os familiares e amigos, inclusive a mim, e o receba em sua morada definitiva”, lamentou o diretor de Administração e Finanças da Fundação Gerson Koch. 

Vinícius era advogado e publicitário. Pós-doutorando em Ciências da Computação pela UEM e em Educação pela Unioeste. Doutor em Ciências Sociais e mestre em Organizações e Desenvolvimento. 

“Uma pessoa única, que aprendi a respeitar pelo seu olhar diferenciado sobre a vida, poético e sempre humano. Não economizava gentilezas e enaltecimentos aos colegas. Que sua passagem tenha sido tão iluminada quanto a grande falta que fará como pessoa e profissional. Estamos muito triste”, comentou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA Luiz Márcio Spinosa. 

O amigo Vinícius sempre teve muita proximidade com funcionários de todos os departamentos da Fundação Araucária e mesmo neste momento de pandemia, no trabalho remoto, fazia questão de deixar registrado, todos os dias, o seu bom dia com mensagens de carinho a toda equipe, mesmo que virtualmente. 

Mesmo hospitalizado, na última semana tocou a todos com suas belas palavras: “Nesse momento de muita apreensão e dor, mais do que nunca, é preciso ter fé. O remédio ajuda, a assistência médica é imprescindível, o carinho e o amor das pessoas indispensável (dos profissionais da saúde, familiares e amigos), mas o que realmente cura é a sintonia com Deus.”

“Deus tem que estar presente na vida de quem está passando pelo sofrimento da doença pois só Ele, com a sua energia transformadora, dá a calma e a paz de espírito para a transição da doença para a saúde. Quando se carrega Deus no coração nunca se está só. À noite eu olho para o teto dessa UTI e sinto a sua luz. Ele está no pássaro que canta ali na janela onde eu só posso ver pelo reflexo do espelho da porta. Esse episódio que estou passando agora me dá, cada vez mais, a sensação do quanto estamos protegidos quando temos fé...” 

São muitas as manifestações de carinho a Vinícius Nagem. Entre as homenagens os integrantes do Projeto Manna Team fizeram um lindo poema, agradeceram pelo importante apoio que receberam para o fortalecimento das ações e lamentaram a perda de quem chamaram de "um dos melhores do nosso time". O Fórum de pró-reitoras de Extensão das Instituições Estaduais de Ensino Superior manifestou profundo pesar em nota, na qual as pró-reitoras se solidarizam com familiares e amigos e expressam condolências pela perda de Vinícius.

O corpo de Vinícius Nagem será cremado no Cemitério e Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, na manhã deste domingo (20) em uma cerimônia restrita aos familiares.