FA investe mais de R$ 5,7 milhões em bolsas para técnicos de laboratórios multiusuários  21/12/2022 - 18:07

A Fundação Araucária lançou, nesta quarta-feira (21), o Programa Bolsa-Técnico que prevê a concessão de até 120 bolsas para suprir a necessidade de profissionais especializados nos laboratórios multiusuários das instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado do Paraná, com no mínimo três programas stricto sensu acadêmico ou profissional visando potencializar o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Serão investidos nesta chamada pública R$ 5.760.000,00.

São bolsas com duração de até 24 meses no valor de R$ 2 mil para profissionais com nível superior. O Programa Bolsa-Técnico incorpora a construção estrutural de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação no Paraná (NAPIs), que vem sendo fomentada pela Fundação Araucária, com o objetivo de buscar uma articulação mais intensa dos atores do Sistema Regional de Inovação do Paraná e a mobilização dos ativos reunidos no espaço Paranaense em torno dos desafios ligados ao desenvolvimento do território.

“O Programa tem por objetivo proporcionar suporte à atuação da pesquisa, ensino, extensão e inovação, nos laboratórios multiusuários, possibilitando a melhoria e modernização da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica das instituições de pesquisa do Paraná em todas as áreas do conhecimento que apresentem aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), a algum dos ecossistemas de inovação e áreas prioritárias identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia”, explicou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária Luiz Márcio Spinosa.

O prazo para submissão eletrônica das propostas é até o dia 23 de janeiro. A divulgação do resultado final acontece a partir do dia 06 de fevereiro. O edital completo do programa estará disponível, nas próximas horas, no site da Fundação Araucária em Programas Abertos.