Empresas apoiadas pelo PEIEX representam o Paraná na maior feira de alimentos e bebidas da Ásia 16/03/2023 - 09:16

Durante a primeira missão comercial internacional do Governo do Paraná em 2023, a comitiva liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior participou de uma extensa agenda no Japão e que encerra na Coreia do Sul. Entre os compromissos, no início do mês, a equipe esteve presente na Foodex a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia e que reuniu cerca de 1.485 expositores de 40 países em Tóquio, na capital do Japão. 

"É a primeira viagem internacional do ano e queremos trazer resultados concretos. Vamos nos reunir com autoridades dos dois países, fortalecer a relação com a indústria local e reforçar os laços que nos conectam há vários anos. O Paraná tem uma das maiores comunidades japonesas do Brasil e queremos ampliar esse relacionamento nos próximos anos", afirmou Ratinho Junior.


A comitiva visitou o espaço destinado ao Brasil, onde 16 empresas brasileiras (quatro paranaenses) estavam expondo seus produtos. Três delas, a Cachaçaria Estação Antonina, Balas Antonina e a Cativa Natureza, são atendidas pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na ocasião, o governador presenteou empresários que têm interesse em negócios com o Paraná com kits com produtos das empresas paranaenses. 

“Os empresários se preparam com o PEIEX para exportar e agora verem seus produtos alcançando um novo mercado pelas próprias mãos do chefe de Estado é um grande reconhecimento de uma vida de trabalho e atenção com a comunidade que estão inseridos”, comemorou a coordenadora do Núcleo PEIEX - Curitiba, Luciana Andreguetto.

O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que conta com parceiros em todo o Brasil. No Paraná o programa atende empresas de Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral por meio de uma parceria com a Fundação Araucária.

Produtos paranaenses no Japão - A cachaça Estação Antonina, produzida na cidade de Antonina no litoral do Paraná, é reconhecida internacionalmente pela sua qualidade. O proprietário da empresa Hamilton Lima comemorou a oportunidade de ter seu produto na Foodex. “Para nós foi muito significativo o envio de nosso produto para o Japão e Coreia do Sul pois acaba abrindo portas para futuros negócios", disse.

Os visitantes da feira também conheceram a Bala de Banana Antonina. O produto tem 43 anos de história e tem como diferencial ser um produto natural produzido sem conservantes. "Temos muito muito orgulho em ver a nossa marca representando uma região. Trabalhamos longos anos para que isso se realizasse e buscamos a excelência no que fazemos para que nossa região não só seja reconhecida pelo lugar que é mas pelos produtos que produzimos", afirmou Rafaela Takasaki Corrêa diretora executiva da Bala de Banana Antonina.

A Cativa Natureza, outra empresa apoiada pelo PEIEX que expôs na feira, é pioneira na produção de cosméticos com insumos orgânicos rastreados e leva o conceito de Beleza Saudável. Todo o processo de extração, produção e processamento de matérias-primas, são rastreados e certificados por renomados institutos nacionais e internacionais. É a primeira linha de cosméticos com extrato de pinhão no Brasil. Desenvolvem cosméticos certificados e rastreados, 100% naturais, orgânicos e veganos.

A empresa já conquistou mercados externos como EUA, Europa, Canada, Espanha e, segundo a proprietária Rose Bezecry, este ano a expectativa é aprimorar e atualizar todos os processos. "Há sete anos quando fomos selecionados pela primeira vez para o PEIEX  foi um divisor de águas no âmbito dos processos de importação e exportação. Essa capacitação nos auxiliou profissionalmente, impulsionando e contribuindo para a visibilidade e o crescimento da marca internacionalmente", ressalta.

Realizada anualmente, a Foodex Japan é uma oportunidade de negócios para os profissionais da indústria alimentícia. As categorias incluem produtos agrícolas, pães e cereais, ervas aromáticas e especiarias, sopas, cerveja, aguardente, água mineral, refrigerantes e serviços de transporte, entre outros produtos.

A missão paranaense ao Japão e Coreia do Sul é organizada pela Invest Paraná, agência de captação de negócios do Governo, vinculada à Secretaria estadual de Indústria, Comércio e Serviços, e pelo deputado federal Luiz Nishimori. No Japão, a agenda foi de 4 a 12 de março. Depois, a comitiva foi à Coreia do Sul, onde fica até esta quinta-feira (16). Além do Japão e Coreia, já estão agendadas para o primeiro semestre viagens comerciais da Invest Paraná ao Canadá e Itália.

Dos 212 países para os quais o Paraná exportou em 2022, Japão e Coreia do Sul ficaram entre os 12 maiores compradores, relação comercial que deve avançar com a missão organizada pela Invest Paraná. De acordo com dados levantados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a Coreia do Sul foi o 8º país que mais adquiriu produtos do Estado em 2022, totalizando US$ 601,5 milhões. O Japão ocupou a 12ª colocação, movimentando US$ 545,3 milhões na compra de produtos paranaenses.