Doutorado Interinstitucional capacitará docentes da UEM e UEL 20/12/2011 - 16:20

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos inaugurou, no último dia 15, um programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) para a capacitação de docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Com 13 docentes inscritos e duração de quatro anos, o Dinter tem como principal objetivo fornecer – por parte do Instituto – apoio às demais escolas envolvidas na formação de pesquisadores para que eles possam implementar e desenvolver novos centros de pesquisa e de ensino de pós-graduação. “Essa demanda existe em dezenas de universidades que têm a infraestrutura física e operacional, mas que precisam de apoio na formação de seus pesquisadores. Além disso, o programa também tem como propósito estabelecer parcerias duradouras de pesquisa”, explica o arquiteto Renato Anelli, professor titular do IAU e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto.

A criação do Dinter passou por rigorosos critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que apenas autoriza a implantação de programas de Doutorado Interinstitucional a partir de cursos de pós-graduação já consolidados no sistema nacional de ensino. “O Dinter representa um passo importante para o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU no processo de nucleação que o Instituto vem exercendo desde a década de 1990. Sem dúvidas, a implementação do programa de Doutorado Interinstitucional foi em muito viabilizada pelos estágios de consolidação e amadurecimento alcançados pelo curso de Doutorado do IAU, avaliado pela Capes com nota 5”, comenta Márcio Fabrício, coordenador do Dinter, ressaltando que o programa também tem apoio da Fundação Araucária.

-

Piñon

A palestra que deu início aos trabalhos do Dinter marcou a despedida de Helio Piñon do IAU-USP. Professor catedrático da Escola Superior de Arquitetura de Barcelona (Espanha) e um dos principais teóricos e projetistas da arquitetura moderna, Piñon é professor convidado do Instituto há três meses, período em que ministra a disciplina “A Arquitetura da Cidade Moderna”, integrante do Programa de Pós-Graduação do IAU.

O arquiteto se tornou um nome respeitado na área ao participar – na qualidade de professor, teórico e arquiteto de projeto – de importantes momentos da arquitetura contemporânea. Ao longo de sua carreira Piñon escreveu mais de vinte livros, que tiveram como fio condutor o sentido estético e a vigência da arquitetura moderna.