Divulgados os nomes dos campeões estaduais do Ideathon Paraná 2023 11/12/2023 - 08:45

Após sete etapas de criatividade e inovação, o Ideathon Paraná 2023 chegou ao fim. Entre outubro e novembro, mais de 700 alunos das redes pública e privada participaram da maior maratona de inovação estudantil do Estado em Apucarana, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Maringá, Ponta Grossa e Londrina.

Em cada etapa, foram premiados vencedores de duas categorias diferentes: estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. A avaliação dos pitchs foi realizada por mentores especializados em empreendedorismo, inovação e tecnologia. O tema escolhido foi Cidades Inteligentes.

Nesta última sexta-feira (8), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) divulgou os nomes dos vencedores do prêmio estadual, após uma nova rodada de avaliação, realizada remotamente.

Todas as apresentações gravadas passaram por uma nova comissão de jurados, formada pelos avaliadores José Maurino, secretário executivo do Separtec, Silviane Curi, mentora da MIT Innovation, e Eduarda Alto, consultora da ReInova.

Na categoria do Ensino Médio, o grupo Health, de Apucarana, foi o campeão estadual. A equipe apresentou uma ideia para a construção de um aplicativo para controle de medicamentos entre pacientes e o SUS.

Apucarana também ficou o título na categoria do Ensino Fundamental II. O grupo Segurança Pública de Apucarana apresentou a ideia para criação de um relógio digital com botão do pânico para prevenção da violência contra a mulher.

Cada grupo campeão estadual vai levar R$ 5 mil como prêmio, além um tablet para cada integrante. As premiações serão entregues aos alunos na próxima semana. Já os vencedores municipais receberam um curso de inovação e empreendedorismo do Sebrae.

O Ideathon Paraná 2023 foi realizado em parceria com a Fundação Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), prefeituras, e apoio do Sicredi Dexis e TI Paraná.

“O objetivo é estimular a cultura da inovação nos jovens. Então eles se envolveram para apresentar ideias para melhorar a vida na sua cidade, com soluções em saúde, segurança pública, economia, cultura e lazer”, explica o secretário da Inovação, Marcelo Rangel. "Foi a primeira edição e ficamos entusiasmados com o resultados".

Campeões

Equipe Health – Apucarana (Ensino Médio)

Camila Batista Ferreira (Colégio Osmar Guaracy Freire)
Débora Lemos (Colégio Sesi Arapongas)