Comissão organizadora da 75ª Reunião da SBPC reúne-se com parceiros e visita estrutura disponível para o evento 10/02/2022 - 10:26

Na última semana, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu integrantes da comissão organizadora da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento que será sediado pela universidade em 2023.
Durante essa primeira visita técnica, os envolvidos na organização reuniram-se com parceiros, incluindo o Governo do Estado do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – PR), entre outras instituições, e percorreram os campi da universidade para averiguar a infraestrutura disponível para a reunião anual.
Na quinta-feira (3) pela manhã, representantes da UFPR e da SBPC encontraram-se com integrantes do governo estadual para discutir a importância da reunião anual da SBPC, que é o principal evento científico do Brasil, e o potencial de Curitiba e do Paraná sediarem essa edição, que não acontece no estado desde 1986.
De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Rodrigo Arantes Reis, a reunião da SBPC é muito mais do que um evento científico, educacional, cultural e de divulgação e popularização da ciência. “É um evento político, que discute as principais políticas na área de ciência e tecnologia do Brasil. Por isso a importância em recrutar parceiros desse meio”, destaca.
Estavam presentes na reunião o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário de educação do estado, Renato Feder; a superintendente geral da cultura do estado, Luciana Casagrande Pereira; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o diretor geral da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Michel Jorge Samaha; além do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; da vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz; do pró-reitor de extensão e cultura da UFPR, Rodrigo Arantes Reis; do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro; e da secretaria geral da SBPC, Claudia Linhares.

Infraestrutura da UFPR
Os integrantes da comissão organizadora da SBPC também realizaram uma visita aos campi Centro Politécnico e Jardim Botânico, onde conheceram as salas, os auditórios e toda a infraestrutura disponível para a realização do evento. A partir dessa visita técnica, serão definidos quais espaços devem sediar as atrações da programação.
Em seguida, foi definida a data do encontro, que acontecerá na última semana de julho de 2023, entre os dias 23 e 29. Foram debatidos, ainda, a identidade visual e operacionalizações da parte de infraestrutura, projetos de captação e estruturação de parcerias.

Parceiros na organização da Reunião Anual da SBPC
Na última sexta-feira (4), a comissão organizadora se reuniu com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UTFPR, Claudia Regina Xavier; com o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta; e com representantes do Sebrae – PR para debater a organização em conjunto do evento. “O próximo passo é ampliar os grupos de trabalho e as parcerias, visando à realização e à organização da 75ª Reunião da SBPC”, comenta Reis.


75ª Reunião da SBPC
O encontro sediado pela UFPR em 2023 deverá ser o primeiro plenamente presencial desde 2019, quando teve 12 mil inscritos e um público visitante de 40 mil pessoas. Curitiba foi sede do evento em cinco ocasiões, mas a última vez foi em 1986. A reunião anual não é realizada na região sul há 15 anos, quando teve Florianópolis como anfitriã.
A SBPC existe há mais de 70 anos e promove o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do país. A Sociedade reúne entidades públicas e privadas de ciência e de tecnologia.
A reunião anual é realizada sem interrupções desde 1949 e é considerada o maior encontro de cientistas, estudantes e interessados em ciência do Brasil e da América Latina, com mais de dez mil inscritos em cada edição.
 

Fonte: UFPR