Chamada ERC–CONFAP–2026 recebe propostas até o dia 10 de julho 08/05/2026 - 11:22

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC), lançou, nesta quarta-feira (06/05), a chamada ERC–CONFAP–2026. O objetivo da chamada é apoiar a mobilidade de pesquisadores doutores sediados no Brasil para integrarem equipes de pesquisa na Europa, em projetos financiados pelo ERC. 

A chamada é realizada no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement – IA), assinado entre a Comissão Europeia e o CONFAP em outubro de 2016, no contexto do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020, e atualmente vigente no programa Horizon Europe (2021–2027). 

Fomento das agências estaduais brasileiras

Os projetos aprovados receberão apoio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada. São elas:

  • Fundação Araucária – Paraná;
  • FACEPE – Pernambuco;
  • FAPDF – Distrito Federal;
  • FAPEAL – Alagoas;
  • FAPEAM – Amazonas;
  • FAPEAP – Amapá;
  • FAPEG – Goiás;
  • FAPERGS – Rio Grande do Sul;
  • FAPES – Espírito Santo;
  • FAPESB – Bahia;
  • FAPESC – Santa Catarina;
  • FAPESP – São Paulo;
  • FAPESPA – Pará;
  • FAPERR – Roraima.
  • *Outras Fundações podem aderir à chamada.

As FAPs participantes irão cobrir as despesas de viagem dos pesquisadores para a Europa. Além disso, poderão oferecer outros auxílios, conforme previsto em suas respectivas diretrizes.

O Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) apoia projetos em todas as áreas do conhecimento. Os projetos financiados pelo ERC poderão cobrir custos adicionais, como diárias e/ou outras despesas diretamente relacionadas à execução do projeto coordenado pelo ERC Grantee (pesquisador responsável pelo projeto financiado pelo ERC). Esses custos devem ser negociados diretamente com o ERC Grantee. 

Submissão de propostas

As propostas devem ser submetidas mediante cadastro na plataforma do CONFAP, disponível no linkhttps://sistema.confap.org.br

Após a submissão, os pesquisadores elegíveis terão acesso, na própria plataforma, às informações sobre os projetos financiados pelo ERC aptos a receber pesquisadores do Brasil, incluindo a descrição dos projetos e os respectivos contatos. Esse acesso não é automático, sendo liberado apenas após a análise de elegibilidade.

Elegibilidade

Os candidatos devem verificar os critérios específicos de elegibilidade de sua respectiva FAP e confirmar se há necessidade de submissão adicional do projeto na plataforma da fundação. O prazo final para envio das propostas vai até 10 de julho de 2026.

Acesse a íntegra da chamada ERC–CONFAP–2026 aqui.

Cronograma

  • Lançamento da Chamada: 06/05/2026;
  • Data limite para envio de propostas: 10/07/2026;
  • Início da mobilidade dos pesquisadores com projetos aprovados: a partir de outubro de 2026.

Mais Informações

Para mais informações sobre as equipes financiadas pelo ERC, acesse: https://erc.europa.eu/managing-your-project/set-and-develop-your-team

Dúvidas gerais sobre a chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail: internacional.confap@gmail.com 

Assista ao depoimento da pesquisadora Maria Raquel Passos Limas, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), sobre a estadia temporária na Europa em projeto de pesquisa financiado pelo ERC: 

https://www.youtube.com/watch?v=7O0R8bA655o

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONFAP.