CONFAP realiza missão internacional à Índia para fortalecer cooperação científica e tecnológica 28/01/2026 - 13:20

A Fundação Araucária participa da delegação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) que desembarcou, na segunda-feira (26), em Nova Delhi, na Índia, para uma missão internacional com o objetivo de fortalecer parcerias institucionais e ampliar a cooperação científica e tecnológica entre os dois países.

O primeiro compromisso ocorreu na terça-feira (27), quando os representantes do CONFAP reuniram-se com dirigentes do Centro para o Desenvolvimento da Computação Avançada (C-DAC), instituição vinculada ao Ministério da Eletrônica e Tecnologias da Informação da Índia (MeitY).

Reconhecido mundialmente como a principal organização indiana de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de tecnologia da informação (TI), o C-DAC conta com 12 centros de P&D distribuídos pelo país. A instituição atua em áreas estratégicas como supercomputação, inteligência artificial (IA), segurança cibernética e tecnologias de linguagem, sendo responsável pelo desenvolvimento do supercomputador de alto desempenho PARAM e pela oferta de diversos cursos na área de computação avançada e desenvolvimento de softwares.

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná já possui cooperação estabelecida com o C-DAC, por meio de um memorando de entendimento assinado em abril de 2024. A parceria prevê a implementação de uma rede de computação de alto desempenho nas universidades paranaenses, incluindo transferência de tecnologia e capacitação de recursos humanos.

Para o presidente do CONFAP, Marcel do Nascimento Botelho, a missão à Índia representa uma oportunidade estratégica para ampliar o alcance dessas iniciativas e estimular novas parcerias envolvendo outras Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

“Seguindo o caminho já aberto pela Fundação Araucária nas parcerias com a Índia, o objetivo desta missão é expandir a colaboração entre instituições indianas e o conjunto das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), por meio da agenda de cooperação internacional do CONFAP”, destacou Marcel Botelho.

Na noite de terça-feira (27), a delegação foi recepcionada na Embaixada do Brasil na Índia pelo embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega e pela equipe consular.

No terceiro compromisso em Nova Delhi, realizado na manhã desta quarta-feira (28), os membros da delegação reuniram-se com autoridades do Ministério da Eletrônica e Tecnologias da Informação da Índia (MeitY). Na ocasião, a delegação brasileira conheceu as ações do Ministério e o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação indiano, além de apresentar as iniciativas do CONFAP e das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) realizadas no Brasil.

Integram a delegação do CONFAP: Marcel do Nascimento Botelho, presidente do CONFAP e diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); Ramiro Wahraftig, presidente da Fundação Araucária; Odir Dellagostin, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); Raimundo Nogueira Costa Filho, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Maria Zaira Turchi, diretora de Cooperação Internacional do CONFAP e Top Manager da Fundação Araucária; Cristianne Cordeiro Nascimento, assessora de Relações Institucionais e Inovação da Fundação Araucária; e Jorge Edison Ribeiro, pesquisador sênior e Top Manager da Fundação Araucária.

A delegação segue agora para a cidade de Pune, um dos principais polos de ciência e tecnologia do país, onde cumprirá agenda estratégica com instituições locais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONFAP