CONFAP e CNPq apoiam Chamada Transnacional Conjunta destinada à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres e marítimos 06/10/2021 - 00:30

A Biodiversa+, parceria co-financiada para a biodiversidade desenvolvida em conjunto pela BiodivERsA e a Comissão Europeia, lançou nesta sexta-feira, 1º de outubro, a primeira chamada transnacional conjunta no âmbito do programa de financiamento à pesquisa e inovação Horizon Europe (2021-2027). 

Com orçamento global estimado em 40 milhões de euros, de 45 agências e instituições de fomento à CT&I sediadas em 33 países, a chamada Biodiversa+ (2021-2022) “European Biodiversity Partnership” é destinada à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres e marítimos.

No Brasil, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), por meio de suas Fundações, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoiam a iniciativa e irão financiar instituições e pesquisadores brasileiros que atendam às especificações gerais da chamada. 

Todos os ambientes (terrestre, de água doce e marinho) serão elegíveis e a Biodiversa+ irá financiar projetos focados nos seguintes temas:

  • Identificação de áreas de conservação prioritárias, e implantação de redes ecológicas eficazes e resilientes, para o aumento da proteção baseada em espécies e preservação da diversidade genética;
  • Benefícios e custos da biodiversidade e proteção do ecossistema: sinergias e compensações; e
  • Gestão eficaz e governança equitativa para entrega de resultados de conservação. 

Participação

Os candidatos brasileiros devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação via CNPq ou via Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à chamada com os Pontos de Contato das instituições.

Equipes de pesquisadores serão convidadas a formar consórcios de pesquisa transnacionais com parceiros elegíveis de, no mínimo, 3 países participantes da chamada, incluindo no mínimo dois parceiros de Estados-Membros da União Europeia ou países associados ao Horizon Europe.

Confira a relação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que aderiram à Chamada: 

Fundação Araucária (Paraná)

FAPEAM (Amazonas)

FAPEG (Goiás)

FAPEMA (Maranhão) 

FAPERGS (Rio Grande do Sul) 

FAPERJ (Rio de Janeiro) 

FAPES (Espírito Santo) 

FAPESB (Bahia)

FAPESC (Santa Catarina)  

FAPERO (Rondônia) 

FAPESQ (Paraíba) 

FUNCAP (Ceará)

FUNDECT (Mato Grosso do Sul) 

*Outras FAPs ainda podem aderir à Chamada.

Cronograma da Chamada:

– Lançamento: 1º de outubro  de 2021.

– Prazo para envio de propostas resumidas: 30 de novembro de 2021 (17h – CET).

– Prazo para envio de propostas completas: 14 de abril de 2022 (17h – CET).

– Início dos projetos aprovados: de dezembro de 2022 até abril de 2023.

Submissão das propostas:

Acesse a íntegra do Edital Biodiversa+ (2021-2022): https://www.biodiversa.org/1772

Acesse a plataforma da Biodiversa+ para busca de parceiros: https://proposals.etag.ee/biodiversa/2021/partner-search

Mais informações:

– Participe do webinar de esclarecimento de dúvidas sobre a chamada Biodiversa+ que será realizado no dia 12 de outubro de 2021, das 6h às 7h30 (horário de Brasília). Inscreva-se nesse link: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_uzsqA8iJRTWnl3xwQhogzw

– Questões gerais e técnicas sobre a chamada podem ser esclarecidas com o Ponto de Contato Nacional do CONFAP: Elisa Natola (elisa.confap@gmail.com).

– Questões de elegibilidade e modalidades de participação via CNPq ou Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) podem ser esclarecidas com os Pontos de Contato do CNPq ou das Fundações que aderiram à chamada. Consulte os Pontos de Contato  e  os orçamentos que serão disponibilizados pelas instituições: https://confap.org.br/news/wp-content/uploads/2021/10/ORC%CC%A7AMENTO-E-PONTOS-DE-CONTATOS-DO-CNPq-e-das-FAPs_.pdf

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do CONFAP.